Sou um completo iniciante nisso, então peço que tenham paciência comigo.
Quero configurar uma rede com 2 roteadores, com o segundo roteador usando OpenVPN com ExpressVPN e o primeiro sem VPN.
Assim, quando eu me conectar ao primeiro roteador, poderei acessar a internet sem a conexão VPN, e ao me conectar ao segundo, poderei acessá-la com VPN.
Gosto de jogar online às vezes e sei que conectar 2 roteadores causará um duplo NAT, o que às vezes gera problemas.
Além disso, li que pode haver problemas ao conectar dispositivos ligados aos roteadores diferentes.
Como posso configurar a rede sem comprometer o desempenho em jogos?
Agradeço qualquer feedback.
Atualmente usando um ASUS RT-AX82U, pensando em comprar um segundo que seja melhor para lidar com OpenVPN, pensando em um AX86U.
Obrigado!
Conecte-se ao primeiro roteador (sem VPN) se for jogar. Haverá apenas duplo NAT se estiver conectado ao segundo roteador.
Consiga um roteador que suporte ambos os requisitos. Netgate com pfSense é provavelmente sua opção mais “fácil”, embora haja uma curva de aprendizado. Unifi é outra opção.
Por que você não mantém as coisas simples instalando o software de VPN no seu PC? Sim, sei que há uma perda de desempenho comparada a rodar VPN no roteador.
Meu roteador tem um interruptor fácil para ativar/desativar o uso do VPN.
Ah, ok! Então o primeiro roteador do link não terá esse problema, acho que vou tentar isso.
Como isso afeta os dispositivos conectados ao modem VPN? Por exemplo, tenho uma TV conectada ao modem com VPN ativado… poderei acessá-la usando meu celular conectado ao primeiro roteador (não VPN)?
Ah, não faço ideia do que seja isso. Vou pesquisar! Obrigado!
Como isso afeta os dispositivos conectados ao modem com VPN? Por exemplo, tenho uma TV conectada ao modem com VPN ativado… poderei acessá-la usando meu celular conectado ao primeiro roteador (não VPN)
Não