[apagado]
^^^^^^^^^^^^^^^^0.5927
Gmail conecta usando HTTPS. Os dados são armazenados nos servidores do Google. Não ouvi falar de nenhuma violação de segurança do Google recentemente. Uma VPN protegeria apenas sua conexão ao Gmail do seu provedor de internet. É para isso que ela serve.
Depende totalmente do seu ‘modelo de ameaça’
Por exemplo, o cara do KickassTorrents foi preso porque* ele entrou na AppleID dele e na conta administrativa do Facebook do KAT usando o mesmo IP. Ambas as empresas aparentemente compartilharam essa informação com o FBI, e o Google certamente faria o mesmo. Então, se você estiver fazendo algo sério, a resposta é bastante complicada.
Para usuários comuns que desejam mais privacidade, não fará muita diferença, a conexão HTTPS padrão do Google já é suficientemente segura.
*A história oficial. Apesar de, na minha opinião, a construção paralela ser bastante provável.
Só para acrescentar: se você prefere privacidade, usar VPN não é uma boa ideia com o Google. Eles podem não saber onde você está, mas essa seria a única vantagem.
Por que usar VPN para Gmail?
Se você não gosta, use outra coisa, como ProtonMail ![]()
Se você se registrou em uma rede que possua ou possa ser rastreada às suas informações de pagamento usando uma VPN, ela não fará diferença agora. A menos que você:
A) Se registrou via VPN e não verificou com um telefone.
B) Se registrou via Wi-Fi públicas e não verificou com um telefone.
Não há benefício algum. O Google usa HTTPS na maioria de seus sites, o que significa que sua conexão é segura com o símbolo do cadeado verde. A única exceção seria se alguém falsificasse um Certificado de Autoridade (CA) e assinasse um certificado para o Gmail (o “certificado intermediário” do Gmail tem um certificado SHA1 fraco, então um hacker com tempo e recursos poderia forjar um certificado).
O ProtonMail ainda exige que os usuários forneçam número de celular para verificação ao se inscrever?
Muito improvável que isso aconteça… mas é bom apontar essas coisas.
E a parte boa é que você ainda pode enviar e-mails criptografados para alguém que não usa ProtonMail.. gosto dessa funcionalidade também!
Não sabia que isso já fazia isso. Desde pelo menos meses atrás, não faz mais.
Hmm, isso é interessante. Me inscrevi há um tempo em janeiro, mas perdi minhas credenciais. Então, voltei a me inscrever e eles me pediram um número de celular para enviar um SMS. Talvez os administradores estejam monitorando faixas de IP de provedores de VPN.
edit: você estava usando proxy quando se inscreveu?
Eu não estava usando proxy, mas nunca me pediram um número.. Talvez eles tenham descoberto que o mesmo IP tentou criar várias contas e usam o número como uma forma de impedir isso.
Sim, isso faria sentido. Ainda assim, isso me desanimou de criar uma nova conta.