Devo continuar usando Kaspersky, e se não, qual software antivírus é recomendado atualmente?

Tenho usado Kaspersky Internet Security há cerca de uma década, e tive uma boa experiência com ele. No entanto, recentemente ouvi falar de uma má notícia envolvendo-o. Algum movimento político envolvendo os EUA? Não tenho certeza, não sou americano nem moro lá.

Com 7 semanas restantes para minha licença, achei que seria um bom momento para avaliar se devo renovar minha licença ou mudar para outra coisa. Qual é o consenso e recomendações da comunidade? Estou usando Kaspersky nos meus computadores com Windows 11 e no telefone Android.

Você pode manter o Kaspersky se quiser. Se não, pode considerar trocar para Sophos pago ou Bitdefender gratuito.

Aqui há alguns detalhes:

Para descobrir como os outros estão se saindo, tente sites de testes como

e verifique proteção contra ameaças reais e malware, além de desempenho ou impacto no sistema.

Mantenha o Kaspersky. Resposta final.

Bitdefender é uma boa alternativa, mas um pouco pesado e não tão eficaz quanto o Kaspersky, pelo que sei. O mesmo vale para ESET e F-Secure. Se você usou Kaspersky por uma década e não teve problemas, continue com ele.