Desisto... Amazon acha que tenho uma VPN neste computador, mas EU NÃO

Tentei MS Edge e Chrome. Ambos dão o mesmo erro. Não tenho conhecimento de VPN embutida em nenhum deles.

Tomei uma busca no Google para descobrir como fazer isso. Mas assim que encontrei, não houve mudança se estava ativada ou desativada. Valeu pela resposta.

Acesse um site que revele qual IP o site considera que seu navegador está usando.

Por exemplo, se você puder perdoar a quantidade de anúncios, https://iplocation.net/.

Nota: diga para fazer isso sem estar conectado ao tethering. Enquanto este computador “usa a mesma conexão de internet que os outros que funcionam”, veja se há diferença no IP reportado ao visitar https://iplocation.net/ neste computador com problema versus os outros.

Ver um IP diferente neste computador que o dos outros poderia indicar VPN ou proxy não detectado, ou que seu roteador esteja encaminhando o tráfego de forma diferente. O software no computador parece mais provável.

A menos que sua operadora seja uma ISP de negócios, todo o tráfego deve sair pelo mesmo IP. Renovar o IP geralmente não ajuda, pois todos os dispositivos deveriam ser afetados.

Oi, você encontrou alguma solução?

O MS Edge tem VPN embutida, embora eu nunca tenha usado:

https://www.windowscentral.com/software-apps/windows-11/how-to-increase-privacy-using-built-in-vpn-on-microsoft-edge

Ótima ideia.

Fui verificar o IP público de dois PCs diferentes e até no meu celular (conectado por WiFi). Todos mostram o mesmo IP.

E sim, inicialmente acho que não era meu IP, porque outros dispositivos funcionavam, mas quando fiz a tethering no celular pelo mesmo computador, funcionou bem. A única mudança foi uma rede diferente (móvel). Não faz sentido para mim!

Aliás, é um roteador de gateway de negócios. Estou pensando se o roteador está encaminhando meu tráfego de forma diferente, como você sugeriu?

Estou pensando se o roteador está encaminhando meu tráfego de forma diferente, como você disse?

Pode acontecer de roteador ou dispositivo de gateway fazer tal operação. Mas se o roteador estivesse filtrando o tráfego de apenas uma máquina e encaminhando para um proxy ou VPN, veríamos um IP diferente na consulta https://iplocation.net/.

Se o IP for o mesmo em máquinas que não têm problemas, o servidor da Amazon também deveria ver o mesmo IP.

Mesmo assim, “é o roteador” é a hipótese mais razoável. Se conectar a um hotspot do celular para evitar o ISP e o problema desaparecer, é mais provável que seja alguma configuração do roteador.

Se o software do computador estiver encaminhando tudo para um proxy, ou o arquivo HOSTS estiver direcionando para outro IP, ou alguma extensão de navegador estiver causando pedidos diferentes, tudo isso também deveria afetar a conexão via hotspot.

Mas a evidência é contraditória: sabemos que “não é o computador” porque funciona via tethering, mas ao usar o ISP, o IP parece o mesmo.

Investigando, a hipótese mais provável é que a Amazon esteja relatando erroneamente uma VPN ou proxy, sem relação com IP ou VPN real. A questão é: “o que poderia ser”?

Agradeço por continuar me ajudando.

Descobri que funciona estranho. O cameos (abaixo) mencionou que o Edge tem VPN embutido. Ativei e funcionou. rs

Isso é um absurdo. Se ativar uma VPN, funciona. Sigh.

Não faz sentido para mim. Gostaria de deixar ativado, mas tenho só 5 GB de espaço livre. Consigo assistir ao vídeo após carregar a página, com VPN, e depois desativar, e ainda assim funciona. Não sei se a sessão permanece “tecnicamente” na VPN mesmo após desligar.

Tentei novamente conectar ao celular para ver se o IP era diferente. Não foi. Desconectei o cabo Ethernet, conectei ao telefone pelo USB na mesma rede, e o IP era o mesmo.

O que é estranho é que funciona quando tethered, mas não com Ethernet, mesmo na mesma rede.

A única diferença que consigo imaginar é um switch de 24 portas entre o PC e o roteador, mas é só uma caixa ruim mesmo.

Suspeito que o roteador está encaminhando os dados de forma diferente, como você disse?

Tem mais uma coisa.

Este PC é o ÚNICO conectado ao Ethernet que pude testar. Outros computadores e TVs usam WiFi. É o mesmo roteador de gateway, mas acho que o roteador está roteando de forma diferente na conexão cabeada e na não cabeada. O que você acha?

Não há nada inerentemente diferente no tráfego IP via WiFi ou Ethernet conectado ao mesmo gateway.

Todo o tráfego IP passa pelo NAT no roteador, usando o IP público do provedor como origem, não importando o dispositivo. Quando a resposta volta, o NAT traduz de volta para o dispositivo que iniciou.

O roteador não pode alterar o “de” IP dos pacotes de forma que o Amazon perceba, porque as respostas não chegariam. Elas tentariam ir para um IP falso, que não é o seu IP real, e o internet não rotearia de volta.

Se o recurso “DMZ” estivesse ativado, poderia criar um cenário estranho, mas não parece explicar os sintomas.

Seria bom fazer um teste conectando diretamente ao roteador sem o switch, só para verificar.

O fato de o tethering não mostrar IP diferente é incomum. Normalmente, ativar o hotspot usa a rede celular, que tem IP diferente do IP do ISP. Talvez o tether pelo USB use o WiFi do telefone.

Se desativar o firewall do Windows temporariamente, pode ajudar a identificar.

Disso tudo, parece mais um problema de configuração do roteador ou alguma extensão do navegador, mas tudo parece contraditório.

Obrigado pela paciência. Estou aqui para ajudar.