Estou no Sonoma no meu MBA M1 e usando o Little Snitch 6. Desinstalei o NordVPN arrastando para a lixeira e esvaziando a lixeira. Ele não para de aparecer no meu monitor de rede e tentando se conectar a cada 2 minutos, mais ou menos. Verifiquei a Biblioteca e não encontrei componentes sobrando lá. Há alguma forma de se livrar dele completamente sem precisar apagar tudo e redefinir meu MacBook?
Você conhece as pastas da biblioteca, e o agente de lançamento e o daemon de lançamento, bem como os itens de login? Às vezes, os aplicativos têm helpers que não são excluídos quando você move o aplicativo para a lixeira.
Sequoia facilitou um pouco a exclusão de extensões para mim também.
Como regra geral, arrastar um aplicativo para a lixeira só funciona se ele não tiver um instalador. Um aplicativo simples é autocontido, então você pode arrastá-lo para a pasta Aplicativos para instalá-lo. Se ele tinha um instalador e precisava de senha para instalar, é porque ele está escrevendo arquivos em alguma outra área na qual você não tem privilégios de gravação por padrão. Para esses, a primeira coisa a fazer é verificar se a empresa de software tem um desinstalador, pois isso será muito mais fácil do que procurar os componentes dispersos você mesmo.
Certifique-se de remover todos os itens de login e excluir o perfil em VPN nas configurações do sistema.
Tente instalá-lo novamente e removê-lo usando o AppCleaner.
Isso é uma das coisas que adoro no Raycast. Quando você o usa para desinstalar um aplicativo, ele parece também desinstalar quaisquer bibliotecas instaladas com ele.
Pergunta boba, você tentou reiniciar?
Você já tentou o AppCleaner? Tive o mesmo problema com o CrossOver após meu período de avaliação acabar, ele deixou lixo por toda parte no meu Mac. Mas o AppCleaner resolveu.
Então, certifique-se de que não está nos seus itens de inicialização, depois vá para a pasta biblioteca/suporte de aplicativos e jogue no lixo tudo que parecer Nord. Pode estar na sua pasta de biblioteca do usuário ou na pasta principal, então verifique ambas. Reinicie e veja como as coisas andam.
Então, arrastá-lo para a lixeira, esvaziar a lixeira e reiniciar deve removê-lo completamente. O NordVPN não possui um desinstalador completo, mas também não carrega nada em LaunchDaemons ou LaunchAgents. Então, após uma reinicialização, nada está realmente em execução (normalmente)
Se quiser apagar preferências e arquivos de configuração, ele deixa coisas em:
~/Library/Containers
~/Library/Group Containers
~/Library/Daemon Containers/D35A25AE-6815-4C79-81E4-8C24E7735A0E
~/Library/Application Scripts (pode haver mais lugares que eu tenha perdido)
Além disso, verifique se tem a extensão do Chrome instalada - talvez seja isso que está acionando o Little Snitch. É uma coisa separada do aplicativo MacOS.
Tente fazer duas coisas.
Acesse as configurações de rede → VPN & Filtros para verificar e remover quaisquer configurações sobrando.
Vá em Geral → Itens de Login e Extensões. Role até a seção Extensões e lá você encontrará todas as Extensões de Rede instaladas. Se encontrar Nord lá, remova.
Tenho alguns screenshots aqui no meu blog de como precisei reinstalar o NordVPN e o Lulu para fazer o Safari funcionar corretamente novamente.
Procure suporte do NordVPN, eles podem ter uma ferramenta/programa de remoção?
Já precisei usar uma ferramenta de remoção para remover o VirtualBox, arrastá-lo para a lixeira não é suficiente no caso do VB, como os outros posts aqui descrevem, ele escreve arquivos em todos os lugares.
O AppCleaner não limpa TUDO. Sempre uso o EasyFind depois (Arquivos, pastas e Arquivos Invisíveis marcados) e procuro pelo nome do aplicativo e pelo nome do desenvolvedor, sempre encontro mais coisas para deletar.
Não é uma pergunta boba aqui.
Vou tentar isso. Obrigado.
Obrigado. Vou entrar em contato com eles.