Denunciei uma reclamação na FCC contra a Tmobile por rastrear uso de VPN e contar como uso de hotspot enquanto usava eSIM

Aconselho outras pessoas a fazerem o mesmo para impedir que a Tmobile faça esses atos duvidosos.

Não é nem só VPN. Eles fazem exatamente o mesmo comportamento se você usar DNS privado. Ou pelo menos costumavam fazer. Falei com eles várias vezes e só recebi uma resposta de “funciona como esperado”.

Edit para esclarecer:
Refiro-me ao recurso “Private DNS” no Android, que usa DNS sobre TLS. Não estou falando de um servidor DNS local ou personalizado no Wi-Fi.

Isso é ruim para as pessoas que têm telefones novos que usam exclusivamente eSIM.

Frequentemente uso DNS privado e VPN e nunca uso hotspot. Só verifiquei este mês e não vi uso de hotspot móvel.

Aposto que o que acrescenta um passo ao seu tráfego é mais provável. Então, se você usar um bloqueador que abre uma VPN local para inspecionar o tráfego, isso adicionaria um passo ao seu tráfego, e a T-Mobile pensaria que é uso de hotspot.

Não estou dizendo que está certo, mas não sei como poderia medir de forma confiável.

Edit para acrescentar que estou usando eSIM.

Nos informe a resposta!

Tome. Leve. A sério.

Se precisar de ajuda, me envie uma mensagem.

Isso aconteceu comigo ao tentar usar um eSim no meu Galaxy S21. Na época, troquei de um Sim físico para um eSim no mesmo aparelho. Com minhas outras linhas, quando troquei de telefone e ativei um novo eSim nele, funcionou normalmente.

Acabei voltando para um Sim físico para resolver meu problema. A T-Mobile não ajudou e culpou a Samsung.

Eu tenho um iPhone 15 pro max. Uso Nord VPN diariamente. Zero uso de hotspot.

Muitas pessoas não entendem! Uso de VPN em uma conexão eSIM está sendo contado como USO DE HOTSPOT! Voltar para um chip físico resolve o problema.

Estou confuso. Você não está usando seu hotspot, certo? Mas, como você está usando VPN, Ainda assim está contando como uso de hotspot por algum motivo?

Exatamente por isso me recuso a usar eSIM!

T-Mobile. São só uns safados.

O título é confuso, mas não tenho certeza de como melhorá-lo.

Parece que você está dizendo que, se a T-Mobile não consegue identificar o tráfego do telefone (por exemplo, devido a VPN), eles simplesmente assumem que é hotspot e contam como tal?

Fiquei certo?

Com todo mundo que tem ou não problemas com VPN e dados, talvez devêssemos trocar as VPNs que estamos usando.

Eu uso Mullvad com a T-Mobile e não tive problemas.

Talvez quem tem problema esteja usando a mesma VPN.

Isso vem acontecendo há anos.

Se sua VPN estiver usando um cliente com uma assinatura de aplicativo versus uma porta SSL padrão, eles podem rastrear isso. Se você usar uma porta SSL comumente usada, eles não conseguem detectar como tráfego de VPN, pois podem misturá-lo com tráfego importante.

Inspeção profunda de pacotes não consegue interpretar túneis VPN que usam certificados e senhas para autenticação, pois requer que o certificado seja bem-sucedido.

Então, escolha uma porta que seja comum para muitos aplicativos e não seja exclusiva do seu provedor de VPN.

Só um arquiteto de rede dando conselho honesto.

A complexidade que as pessoas associam à segurança torna o que você faz uma assinatura fácil.

Isso explicaria porque recebi uma notificação de que todos meus dados de hotspot foram usados, mesmo não tendo usado nada neste mês. Uso a SimpleMobile e ainda não mudei para o SIM Verizon.

O que você abriu? Vou fazer o mesmo, já que eles fazem a mesma coisa com DNS Privado.

Post anterior sobre esse problema: https://www.reddit.com/r/tmobile/s/b7J0uGkblK

Tive o mesmo problema. Sempre que usava VPN ou DNS sobre TLS (DNS Privado), minha velocidade era limitada a 256 Kbps após 10 GB (limite do meu plano de hotspot) e recebia uma mensagem de aviso.

O que, por acaso, resolveu na minha troca para um iPhone com eSIM do aparelho afetado (Galaxy S22 Ultra). Depois, trocar de volta para um eSIM no S22 Ultra e o problema continuou. Ativar um eSIM em um Android ou trocar de pSIM para eSIM no mesmo aparelho também resolve.

Todos os meus dispositivos Android são BYOD, e o iPhone foi comprado de outra operadora.

Durante a conversa frustrante com o suporte da T-Force, sugeriram que, se não tivesse comprado na T-Mobile, teria esse problema, e, a julgar pelos relatos, parece ser o caso, embora isso não afete o iPhone. Suspeito que tenham uma lista de IMEI na whitelist, para os quais aplicam uma provisão especial apenas ao usar eSIM.