Curiosamente, Wi-Fi só funciona quando o VPN está ativado

Hoje, de repente, o Wi-Fi mostrou que estava desconectado no laptop da minha esposa. Reiniciei a rede e reiniciei o laptop. Sem mudança.

E, no entanto, eu estava usando sem problemas no meu. Ao olhar para o ícone de Wi-Fi no meu laptop, tinha um ponto de exclamação, significando que estava desconectado.

Verifiquei meu telefone para garantir que o hotspot móvel não estivesse ativado, o que não estava.

Desconectei o VPN e, de repente, não tinha conexão no laptop. Liguei novamente e ele começou a funcionar novamente.

Fiz o mesmo para minha esposa, ligando o VPN, e começou a funcionar. E ainda assim, ambos os laptops funcionam bem com o ponto de exclamação no Wi-Fi e o VPN ativado.

Alguma ideia que tipo de magia negra é essa?

Acontece que o ISP fez uma atualização de firmware e não anunciou isso. Tive que entrar no roteador. Depois disso, nenhum problema.

Obrigado a todos

Isso pode ser por várias razões, dependendo da sua configuração de rede.

Que tipo de rede você tem?

• Rede simples e plana
  • Rede avançada com VLANs, VLANs sem fio e sub-redes com firewall

Além disso, quem hospeda este VPN? É um VPN do seu sistema, um VPN de trabalho ou um provedor como Nord ou Surfshark?

Se você estiver em uma rede simples, provavelmente teve um problema de DNS. Você pode entrar no seu roteador e acessar as configurações de internet e garantir que um bom DNS esteja selecionado. Geralmente está definido para nada ou servidores DNS ruim do ISP. Você deve definir o primário para 1.1.1.1 e o secundário para 1.0.0.1.

Muitos VPNs são configurados com um endereçamento IP, contornando a necessidade de um servidor DNS que funcione. Depois de estar na conexão VPN, você recebe os serviços DNS do provedor de VPN.

Se sua rede for mais avançada ou se você estiver hospedando o VPN, precisarei saber mais sobre a rede para sugerir como resolvê-la.

Seu cliente de VPN tem uma chave de bloqueio (kill switch)?