Conta Encerrada Indefinidamente

Deixe-me começar dizendo que não sou nada técnico. Eu só uso o NordVPN para baixar certos arquivos de vez em quando, mas na maioria das vezes esqueço de ativá-lo.

Hoje à noite, estava na biblioteca pública local usando o Wi-Fi deles e tinha o NordVPN ativado, mas de repente ele me desconectou. Não prestei atenção, mas quando cheguei em casa tentei fazer login no NordVPN e minha conta apareceu como sem assinatura e que eu precisava renovar.

Entrei em contato com o suporte ao cliente online e falei com o “Bruce” - ele me disse o seguinte:

Bruce: Sua conta está atualmente sob investigação por comportamento suspeito. Ferramentas automatizadas detectaram padrões, normalmente associados a web scraping, o que é estritamente contra nossos termos.”

Não faço ideia do que seja isso e mesmo após a explicação dele, não tenho certeza do propósito do web scraping, então perguntei como resolver meu problema e ele me enviou o seguinte:

"Bruce: Pedimos desculpas pelo transtorno. Pode ser que suas credenciais tenham sido vazadas e alguém mais esteja usando sua conta do NordVPN. Nesse caso, posso proceder para proteger sua conta e restaurar seus serviços. Primeiro, precisarei desconectar todos os dispositivos da sua conta, tudo bem para você?

Kelvin: sim, pode deslogar meus dispositivos

Bruce: Pedimos desculpas pelo transtorno. Conforme nossos Termos de Serviço: “Reservamos o direito de recusar serviço, suspender contas ou limitar o acesso aos Serviços a nosso exclusivo critério. Tal suspensão ou limitação de acesso pode ser implementada pelo Nord instantaneamente e sem aviso, indenização ou aviso prévio. Podemos suspender sua conta para esclarecimento, investigação ou solicitar que você explique suas ações e forneça informações adicionais.” Nesse caso, nossas ferramentas detectaram que sua conta pode estar realizando atividade de web scraping. Infelizmente, sua conta está suspensa indefinidamente."

Após várias mensagens dizendo o quão frustrante isso é e Bruce tentando me dizer que nada pode ser feito, ele finalmente concordou em criar um ticket para a equipe deles analisar e responder em 1-3 dias úteis.

Alguém mais passou por isso? Não há outra forma de recurso? Nesse momento, estou tranquilo em eles cancelarem meu serviço, pois essa troca foi ridícula, mas acho que pelo menos devo receber um reembolso parcial proporcional pelo tempo restante da minha renovação.

Definitivamente não é a situação mais agradável, mas acontece. Vi algumas pessoas no nosso subreddit discutindo isso. Pelo que entendo: suas credenciais foram vazadas → alguém as usou para web scraping → Nord suspendeu sua conta porque web scraping é contra o ToS deles.

Se você não fez nada suspeito (segundo o ToS deles: usar qualquer robô, aranha, scraper ou outros meios automatizados para acessar nosso site ou Serviços para qualquer finalidade sem nossa permissão prévia por escrito), entre em contato com eles novamente.

Antes de contato-los, verifique https://haveibeenpwned.com/, troque sua senha da conta, ative 2FA na sua conta do Nord e peça para reativar sua conta novamente.
Mas se suas credenciais não tiverem sido vazadas, me envie uma DM. Tentarei ajudar a resolver essa situação.

Como atualização, já enviei uma DM para o Twitter deles, mandei um e-mail solicitando acompanhamento e ainda não recebi nenhuma resposta formal. A equipe do Twitter pareceu promissora no início, mas também não obtive retorno deles, mesmo após eles dizerem que investigariam e entrariam em contato comigo.

AVISO: Fiquem longe do NordVPN, pessoal. As promoções e descontos são tentadores, mas só se você puder realmente usar o serviço pelo período completo pelo qual pagou.