Olá a todos, como sugere o título, estou pensando em mudar do meu plano de gigabit da Comcast para Fidium Fiber e tenho algumas dúvidas técnicas sobre como o serviço funciona antes de fazer a troca. Poderia ligar para vendas, mas achei melhor perguntar aos usuários primeiro, já que vendas são, bem… vendas. Desde já agradeço pela ajuda!
Primeiro, quero ter certeza de que posso usar meu próprio roteador e não preciso usar o que fornecem. Na verdade, gostaria de não tê-lo em casa e conectar meu roteador diretamente ao ONT. Quando olhei no site, parece que o roteador fornecido possui alguns recursos de monitoramento e bloqueio que não quero ou preciso na minha rede. Como tenho meus próprios servidores de DNS Pi-hole e VPN WireGuard na rede, não preciso desses recursos. Além disso, tenho várias portas encaminhadas, servidores DNS configurados e IPs locais estáticos atribuídos, então gostaria muito de continuar usando meu próprio roteador sem precisar refazer toda essa configuração. Também jogo e, portanto, o duplo NAT não seria ideal, mas, pelo menos, preciso poder colocar o roteador deles em modo ponte e desativar a transmissão Wi-Fi.
Segundo, durante a instalação, posso especificar onde fica o ONT ou o técnico simplesmente o coloca na parede mais próxima do poste e acabou? Qualquer uma das opções serve, mas preferiria ter o ONT ao lado do meu roteador. Não tenho medo de puxar um cabo Ethernet se necessário, mas para que me preocupar se não for preciso?
Terceiro, alguém sabe se a Fidium suporta IPv6? Eles usam CGNAT ou você consegue um IP público verdadeiro na porta WAN?
Por último, alguém tem opiniões pessoais sobre o serviço? Como é a estabilidade, há alguma latência ou lag estranho, outros problemas?
Mais uma vez, obrigado pela ajuda e opinião!