O objetivo final: Um telefone Android operando como um servidor VPN na casa dos meus pais. O telefone possui um cartão SIM com dados, caso o Wi-Fi esteja desligado. Posso conectar meu dispositivo Windows e Android a esse servidor VPN e agir como se fosse parte da rede doméstica.
O que eu entendo: Já fiz root em telefones antes, mas nunca instalei Debian ou outro sistema Linux nele. Estou confortável usando Linux (usei Ubuntu e RHEL por anos). Configurar um servidor VPN no Linux em Android não deve ser difícil.
Desafio: Tenho 3 telefones Android extras em casa (Samsung S10, A50 e um Xiaomi). Gostaria de rodar um servidor VPN neles sem alterar o sistema operacional.
Opção 1: Executar o Android como está e rodar o servidor VPN nele. Isso permite que o dispositivo acesse a Internet através de dados SIM, caso o Wi-Fi não esteja disponível. Mas não consigo encontrar ferramentas para isso. Gostaria de conselhos aqui.
Opção 2: Fazer root no dispositivo, instalar Linux nele e rodar o servidor VPN. O problema é que não posso usar o cartão SIM do dispositivo (ou não sei como fazer isso). Agradeceria conselhos aqui.
Opção 3: Comprar um novo Raspberry Pi. Gostaria de explorar minhas outras opções antes de recorrer a isso, como última solução.
Obrigado por ler este post longo e agradeceria sinceramente qualquer orientação, diretrizes ou dicas sobre onde posso descobrir o que é melhor para mim.