Conselho de usar dispositivo Android como Servidor VPN

O objetivo final: Um telefone Android funcionando como servidor VPN na casa dos meus pais. O telefone tem um cartão SIM com dados, caso o WiFi esteja desligado. Posso conectar meu dispositivo Windows e Android a este servidor VPN e agir como se fosse parte da rede doméstica.

O que entendo: Já rootei telefones antes, mas não flashei Debian ou outro sistema Linux neles. Estou confortável usando Linux (usei Ubuntu e RHEL por anos). Configurar um servidor VPN no Linux no Android não deve ser difícil.

Desafio: Tenho 3 telefones Android sobrando em casa (Samsung S10, A50 e Xiaomi). Gostaria de rodar um servidor VPN neles sem mudar o sistema operacional.

Opção 1: Rodar o Android normalmente e executar o servidor VPN nele. Isso permite que o dispositivo acesse a internet através de dados do SIM, caso o WiFi não esteja disponível. Mas não consigo encontrar ferramentas para isso. Gostaria de obter conselhos aqui.

Opção 2: Rootear o dispositivo, flashear Linux nele e rodar o servidor VPN. O problema é que não posso usar o cartão SIM do dispositivo (ou não sei como fazer isso). Agradeço qualquer conselho.

Opção 3: Comprar um Raspberry Pi novo. Gostaria de esgotar minhas outras opções antes de recorrer a isso, como última alternativa.

Obrigado por ler esta mensagem longa e agradeceria sinceramente qualquer orientação, diretriz ou dica sobre onde posso descobrir o que é certo para mim.