Configure o plex.tv para fazer split tunnel fora da minha VPN, mas ainda assim tenho velocidade limitada no jogo remoto?

Velocidades excelentes no meu servidor quando não conectado à VPN (500/500). Quando faço split tunnel para o Plex.tv, tudo funciona bem localmente, mas o jogo remoto parece ainda passar pela VPN (o upload fica travado em 2mbps).

Existe outro IP ou endereço web pelo qual eu deveria roteá-lo? Estou quase tendo tudo configurado do jeito que quero, mas essa parte é uma grande dor de cabeça.

Tentar rodar o Plex atrás de uma VPN raramente dá certo.

Eu configurei uma VM para rodar o que precisa de VPN. Economiza bastante dor de cabeça.

Quando alguma coisa estiver tocando remotamente, olhe aqui e veja o que diz. Local, remoto ou indireto?

Gosto de usar namespaces para isolar aplicações específicas para rodar via VPN. Assim, separa o tráfego e deixa minha rede principal funcionando suavemente.

--------------------------README------------------------------

vopono é uma ferramenta para rodar aplicações através de túneis VPN usando namespaces de rede temporários. Isso permite rodar apenas alguns aplicativos com diferentes VPNs simultaneamente, mantendo a conexão principal normal.

O vopono inclui killswitches integrados para Wireguard e OpenVPN.

Atualmente, suportam Mullvad, AzireVPN, MozillaVPN, TigerVPN, ProtonVPN, iVPN, NordVPN, AirVPN, HMA (HideMyAss) e PrivateInternetAccess diretamente, com arquivos de configuração personalizados também suportados com o argumento --custom.

---------------------------FIM---------------------------------

Como meu servidor principal roda plex, além de vários outros aplicativos, eu não queria habilitar uma VPN de sistema toda vez que conectasse ou baixasse de fontes suspeitas.

Caso de uso: túnel do tráfego Qbt através de Mullvad VPN em um namespace vopono, sem afetar a conexão principal do meu servidor de plex central.

um comando:

vopono exec --provider mullvad --server suecia --protocol wireguard "/usr/bin/qbittorrent-4.4.5_x86_64.AppImage"

Toda operação relacionada ao servidor Plex está no túnel? Além disso, o relay está ativado nas configurações de rede?

Supõe que você esteja marcando conexões de usuários inbound (não VPN) para que as respostas usem seu IP público e não a VPN, etc? Se alguma dessas coisas for bloqueada, posso imaginar que os PMs decidam que o streaming precisa passar pelos servidores de relay do plex devido a problemas de conectividade. Os servidores de relay limitam a banda a 2mbps para titulares do plexpass e 1mbps para outros.

Pessoalmente, eu tiraria a VPN do caminho, por exemplo, rodando em seu próprio namespace de rede ou o que funcionar no seu ambiente.

Você está sendo redirecionado para o relay do plex, que é limitado a 2mbps.

Rodar plex atrás de uma VPN não é nada útil… plex é criptografado e a transferência de dados entre seu servidor - plex - cliente é segura.

O que você precisa rodar atrás de VPN é seu cliente de download de torrent… porque o grande problema é o p2p.

Sim, dockerizar tudo com VPN é o que estou fazendo… É o caminho a seguir.

Droga - sim, o problema é que já tenho tudo configurado, então basicamente é uma reinstalação completa e transferência de tudo, além de garantir que qualquer coisa no Docker ainda conecte corretamente às pastas não-Docker.

Muito trabalho, mas se for necessário, é o que farei :man_shrugging:

Ótimo ponto, já aconteceu comigo e foi uma correção bem fácil

Exato, estou recebendo aquele indicador “indireto”

Com certeza vou dar uma olhada nisso, agradeço!

Mas por quê? Se estamos usando split tunneling exclusivo e adicionando todos os .exe na lista, o que mais poderia estar bloqueando? O jogo remoto funciona bem para mim, mas não posso detectar intros ou editar pastas quando estou na VPN. Deve haver algum programa oculto ou algo que o plex não revela.

Sim, o problema é que tudo roda em um sistema só. Esperava que fosse tão simples quanto o split tunneling, mas parece que não está funcionando como esperado.

Tive mais sorte com Hyper-V do que com Docker, mas uso Windows. Configurei uma VM Windows só para minha VPN e qBit.

Tenho Docker para outras coisas, mas tinha problemas de velocidade com os containers de qBit-VPN.

Se você desliga a VPN, isso muda algo?

Rodo tudo em um sistema só… a conexão VPN é via proxy5 com qbittorrent… era a solução que encontrei e funciona perfeitamente.

Só seu cliente de torrent precisa rodar atrás da VPN.

Talvez eu olhe para isso! Parece mais fácil do que toda a configuração de Docker.

M8… Eu entendo o hype sobre Docker, mas isso não é para mortais… Eu optei pelo caminho mais fácil e não tive preocupações grandes por anos… até mesmo em um computador antigo.

Haha, sim, as poucas coisas que fiz com Docker antes foram uma dor de cabeça enorme! Obrigado pela dica, com certeza vou tentar isso primeiro!