Configurando WG Site-to-site VPN

Meu objetivo é fazer com que meia dúzia de dispositivos do Site A possam acessar dispositivos do Site B como se estivessem na mesma rede (embora em sub-redes diferentes). E vice-versa?

Configurei uma VPN Bidirecional WG baseada em Site-to-Site no Site A e selecionei alguns dispositivos que podem se comunicar com o Site B. Mas o fato de eu precisar selecionar alguns dispositivos faz me pensar que, apesar de ser chamada de bidirecional, tudo precisa ser configurado também no Site B.

Estou pensando corretamente?

Um site é um FWG (1.9740 (3b84b678)), o outro é um FWP (igual).

• Para permitir que dispositivos específicos do site A acessem o site B, basta selecionar esses dispositivos na configuração da VPN no site A. Não é necessário alterar nada no site B.
  • Para permitir que dispositivos específicos do site B acessem o site A, será preciso adicionar uma regra de permissão no site A para permitir o tráfego desses dispositivos. Não é necessário alterar nada no site B.
    • Esteja ciente de que apenas endereço IP ou sub-rede podem ser usados na regra de permissão, não endereço MAC ou nomes de dispositivos.

Sim, é necessário configurar em cada lado qual tráfego você deseja enviar via túnel.

Exemplo:

Lado A é 10.10.10.0/24

Lado B é 192.168.12.0/24

No lado A, o WG precisa saber que requisições para 192.168.12.0/24 devem passar pelo túnel.

No lado B, o WG precisa saber que requisições para 10.10.10.0/24 devem passar pelo túnel.

A configuração em ambos os lados é necessária para que cada um saiba como rotear o tráfego corretamente.

EDIT: Percebi que postei isso pensando em uma VPN IPSEC genérica de site a site. O WG pode ser um pouco diferente neste caso. Vou pesquisar mais sobre isso hoje.

Aqui está o guia oficial para VPN de site a site: https://help.firewalla.com/hc/en-us/articles/5515850433683, ele menciona na etapa 3:
“Para conectar dispositivos à VPN, na caixa do Cliente VPN, basta ativar o botão “VPN”, e você verá o status ficar “Conectado”. Neste momento, dispositivos do site do servidor VPN podem acessar a rede do site cliente.
No site cliente, para enviar seletivamente o tráfego dos seus dispositivos através da VPN, sob a conexão VPN, toque em Aplicar a, selecione os dispositivos/redes/grupos que deseja conectar ao site par (servidor), e toque em salvar.” u/gnapoleon Este documento responde à sua pergunta? Você só precisa selecionar seus dispositivos em uma das caixas (o site cliente). Regras de permissão são criadas automaticamente quando a conexão é estabelecida.

Você quer que sejam apenas esses meia dúzia de dispositivos? Se você não se importar que A e B tenham conectividade total, basta configurar uma VPN WG S2S entre o FWG e o FWP que funcionará. Eu já configurei assim e não foi necessário regras de tráfego ou rotas adicionais. A configuração do WG adicionou as rotas e regras automaticamente.

Tenho um servidor Plex no Site A e consigo acessá-lo de FireTV sticks no Site B sem problemas. O mesmo vale para um NAS e outros dispositivos. Também executo o controlador Omada no Site A, que gerencia APs no Site B. Isso exige conexões iniciadas em ambas as direções.

E se faço uma VPN WG remota para o site A, consigo acessar tudo no site B a partir do dispositivo remoto. Foi muito mais fácil do que esperava. Mas estou confortável com todos os dispositivos em ambos os sites tendo conectividade total, pois são meus.

Isso está documentado em algum lugar? Essa segunda etapa de definir regras manualmente no mesmo site?

É isso que você tem em mente?
https://imgur.com/a/y5y5T5A/