Oi a todos,
Antes da Covid, tínhamos um ou dois funcionários que acessavam a rede da empresa via VPN. Isso é gerenciado pelo nosso roteador Draytek 2860 e por um perfil VPN do Windows usando L2TP/IPsec com PSK. Na maior parte, funciona bem e envolvia eu configurar o perfil VPN no roteador e no computador do usuário em home office.
Quando a Covid começou, foi uma corrida louca para reunir laptops e configurá-los manualmente com VPN/RDP, e tenho certeza de que foi assim na maioria das empresas. Alguns desses usuários ainda estão trabalhando de casa. A empresa também está crescendo e somos mais flexíveis com novos funcionários trabalhando de casa agora que vimos que funciona. Portanto, se VPN vai ficar por um tempo, quero automatizá-la.
Quero uma VPN que possa
- ser gerenciada centralmente pela TI - configurei os perfis VPN eu mesmo para garantir que seja configurada apenas em dispositivos corporativos que sejam compatíveis e inscritos no Intune MDM. Também mantenho o controle sobre as senhas dos usuários e o PSK.
- ser configurada automaticamente para dispositivos/usuários relevantes.
- ser fácil de inscrever novos usuários
- integrar com AzureAD para SSO na VPN
- funcionar com nosso roteador Draytek
- estar sempre ativa e não exigir que o usuário clique em conectar ou ficar esperando 5 minutos antes de poder reconectar.
- ser baseada na nuvem - estou adotando a nuvem para a maior parte da empresa, então no próximo ano, o servidor e, portanto, a VPN provavelmente serão coisa do passado.
Mas por enquanto, existe uma melhor maneira? Algo usando Azure? Cisco Anywhere?
Muito obrigado antecipadamente por qualquer sugestão.