Configuração de roteadores duplos, mas rede doméstica única? (detalhes nos comentários)

Configuração de roteadores duplos, mas rede doméstica única? (detalhes nos comentários)

Minha rede doméstica é basicamente dois roteadores além do modem/roteador do meu provedor de internet. O único dispositivo conectado a ele é meu Roteador 1 via cabo Ethernet. Depois, outro cabo Ethernet vai do Roteador 1 para o Roteador 2 (veja o diagrama no topo).

Não tenho problemas de sinal desde que adquiri o Roteador 1. A única razão de ter dois roteadores é: um deles (Roteador 1) conecta-se normalmente à internet do meu país, enquanto o outro (Roteador 2) conecta-se ao meu provedor de VPN por padrão.

Isso significa que quando um dos meus dispositivos está conectado ao Roteador 2, posso assistir a serviços de streaming de outros países ou acessar sites que normalmente não poderia acessar do meu país. Eu não precisaria dessa configuração de VPN no roteador se pudesse configurar meu provedor de VPN em todos os dispositivos, mas meu TV, por exemplo, não tem essa opção.

Tudo funciona como esperado, na maior parte. Minha grande frustração é que tudo isso opera como duas redes domésticas separadas, ou seja, o Dispositivo A consegue ver e se conectar ao Dispositivo B, mas eles não conseguem ver ou se conectar ao Dispositivo X, por exemplo.

Existe alguma maneira de fazer todos esses dispositivos pertencerem a uma única “LAN”, enquanto mantenho duas redes Wi-Fi separadas para que meu computador possa acessar a internet do meu país enquanto minha TV está conectada ao meu provedor de VPN?

Sim, você pode fazer isso, várias maneiras diferentes. Dependendo dos roteadores.

O que você precisa fazer é configurar regras de firewall no Roteador 2 (se ele for capaz de esse controle granular) para permitir tráfego de ida e volta na sub-rede 192.168.47.0.

E a segunda coisa que você precisa fazer é configurar uma rota estática no Roteador 1 para a sub-rede 192.168.124.0, usando o IP WAN do roteador 2 como gateway, e vice-versa no Roteador 2 (embora, o Roteador 2 talvez já faça isso automaticamente).

Essa é uma forma meio improvisada de fazer isso com roteadores de grau consumidor.

Outra maneira é fazer com que tudo se conecte à rede do Roteador 1, e conectar o Roteador 2 também à rede interna do Roteador 1. Depois, definir manualmente o gateway para os dispositivos que precisam de VPN para o Roteador 2 em vez do Roteador 1.

Você precisará configurar manualmente o IP LAN do Roteador 2 na sub-rede 192.168.47.0.. Sua sub-rede 192.168.124.0 será desativada.

Esse método provavelmente tem maior chance de funcionar em equipamentos de consumo, mas a desvantagem é que você não pode ligar ou desligar a VPN apenas trocando de SSID, pois a conectividade VPN depende do gateway padrão usado, seja o Roteador 1 ou o Roteador 2.

Existem muitos outros métodos, alguns podem exigir equipamento mais profissional, mas essas são formas possíveis de fazer isso com equipamentos de consumo.

Além disso, acredito que roteadores domésticos da Asus possuem um recurso que faz isso automaticamente chamado VPN Fusion.

Você está usando o equipamento errado… mas dá para fazer funcionar.

No Roteador 2…

Não use a porta WAN.

Conecte do Roteador 1 a qualquer uma das outras 4 portas além da WAN no Roteador 2.

Faça login no Roteador 2 e desative o DHCP.
Configure o IP do roteador 2 como IP estático. Certifique-se de que é um IP dentro da sub-rede do Roteador 1.

Recomendo usar um IP que esteja fora do pool DHCP do Roteador 1 ou colocar esse IP na reserva DHCP do Roteador 1.

Porque…
DHCP fornece IPs na ordem de chegada, do menor para o maior. Quando dispositivos se conectam, dentro do pool especificado, isso também pode ser configurado.
E… você pode ajustar o tempo de concessão do DHCP, que normalmente é 24h.
O que significa que, enquanto um dispositivo permanecer conectado ou se reconectar dentro do tempo de concessão DHCP, ele manterá o mesmo IP… Sem precisar reiniciar o roteador ou usar o comando “liberar/renovar”.

Usar um IP fora do pool ou na reserva garante que o Roteador 2 sempre tenha o mesmo IP e que nenhum outro dispositivo obtenha esse IP, evitando conflito de IP.

Isso faz dele praticamente um ponto de acesso.
Ele não gerencia nada. É só uma rádio.

Exemplo:

Roteador 1: 192.168.1.1

Pool DHCP: 192.168.1.2 - 192.168.1.100
(Todos os dispositivos DHCP dentro desse intervalo, atribuídos automaticamente.)

Roteador 2: 192.168.1.101
Só mais um dispositivo na rede que funciona como rádio sem fio. Isso nunca interferirá em dispositivos de 2 a 100, porque o roteador 1 não atribui IPs acima de 100.

Ou

Roteador 1: 192.168.1.1

Roteador 2: 192.168.1.2 (IP reservado no roteador 1 PARA o roteador 2,
O roteador 1 nunca atribuirá o IP “2” a nenhum outro dispositivo, além deste… evitando conflito.)

Assim…
você tem UMA GRANDE REDE E TODOS PODEM VER UM AO OUTRO.

Envie mensagem se isso não fizer sentido e podemos explicar passo a passo.