Estou de férias e viajei da Europa para o Caribe. Estou em um resort com Wi-Fi. Para tornar minhas conexões mais seguras, configurei meu roteador (pfSense) com OpenVPN. Testei tudo antes de sair de casa e funcionava, mas agora que estou aqui não funciona. Consigo conectar ao OpenVPN, mas o navegador não resolve sites no meu Mac. O estranho é que meu celular Android abre sites quando conectado à mesma instância de OpenVPN.
Também tenho uma VPN Hide.me que funciona como esperado, mas obviamente não permite conectar aos PCs locais.
Pode ser uma configuração no OpenVPN que preciso alterar para o meu Mac? O Macbook é de meados de 2012 e não posso usar o OS mais recente, então ainda estou no Catalina. O navegador é Edge, mas o Safari também não funciona.
URLs do WAN ou LAN? Por exemplo, você consegue acessar o Google, mas não seus sites internos? Parece ser um problema de DNS. Você pode mudar seu DNS para 1.1.1.1 e ver se resolve o problema?
Às vezes, há uma configuração ou sintaxe para adicionar no arquivo para encaminhar para o servidor.
Obrigado por mencionar o DNS! Claro, é sempre DNS. Eu mudei para 1.1.1.1 no Macbook e os sites começaram a carregar novamente.
O problema era resolver DNS do WAN e LAN. O WAN está funcionando agora, LAN é menos importante, pois posso acessar meus PCs pelos endereços IP.
Existe uma configuração para encaminhamento de DNS. Preciso procurar, mas na sua configuração é uma configuração simples. Deve permitir que você acesse LAN e WAN pelo nome.
Entendo que não é mais um problema agora, só digo que o pfSense também pode ter problemas dependendo da versão do OpenVPN. Acho que é a 2.7.0, qualquer versão após essa pode causar problemas dependendo do servidor VPN. Só uma heads-up, pois depende de várias variáveis.
É mais fácil apenas configurar o DNS no Macbook, já que eles não estão usando Big Sur ou posterior - 1.1.1.1 e 8.8.8.8.