Oi pessoal, tenho usado PIA por um longo tempo no meu PC com Windows 11 sem problemas, e agora estou tentando usar no meu novo Mac, e estou tendo um problema específico.
Normalmente, preciso me conectar ao VPN da PIA primeiro, e depois disso me conecto a um segundo VPN de trabalho baseado no forticlient. Sem problemas no Windows 11, enquanto no macOS sequoia consigo conectar ao PIA e depois ao fortinet, mas então não tenho acesso à internet, nenhum site carrega e recebo o erro “DNS_PROBE_STARTED”.
Tanto o PIA quanto o forticlient VPNs funcionam normalmente sozinhos em ambos os computadores. Há um problema adicional no Mac, se conecto ao PIA primeiro e depois ao fortinet (que me dá sem internet, como mencionado acima), e então desconecto do fortinet, ainda não tenho internet. Preciso desconectar do PIA também e reconectar para ter internet novamente.
No Windows tenho PIA v3.5.3, no macOS PIA v3.6.1. Em ambos os sistemas, configurei o PIA da mesma forma:
- Protocolos
- Protocolo: OpenVPN
- Transporte: UDP
- Criptografia de Dados: AES-128 (GCM)
- Porta Remota: Padrão
- MTU: Automático
- Método de Configuração: DHCP (esta configuração falta na interface do MacOS)
- Tentar configurações alternativas: marcado
- Rede
- DNS: Personalizado (8.8.8.8, 8.8.4.4)
- Solicitar encaminhamento de porta: não marcado
- Permitir tráfego local: marcado
- Privacidade:
- Interruptor de segurança VPN: não marcado
- Interruptor de segurança avançado: não marcado
- IP dedicado: nada
- Automação: nada
- Túnel dividido: nada
- Multihop: nada
Você pode me ajudar a entender qual é o problema no macOS?
Muito obrigado!
Edição: como último recurso, tentei instalar o v3.5.3 também no macOS, e milagrosamente funcionou. Não tenho ideia de por que a versão 3.6.1 mais recente apresenta problemas neste caso específico comparado à antiga v3.5.3