Comprei o PSVR2 apenas para PCVR. Depois de obter o adaptador, decidi vendê-lo

Para começar esta postagem, atualmente possuo um Oculus Quest 1 e Meta Quest 3. Além do PSVR 2.

Resumindo: Se você já tem um PSVR 2 e nada mais, o adaptador para PC é uma ótima opção. Se você já possui outros headsets de PCVR, não posso recomendar investir em um PSVR 2.

Comprei o PSVR 2 há dois meses, quando o adaptador para PC foi anunciado, porque queria um headset OLED com DisplayPort por um preço razoável (não tinha um PS5). Consegui fazer a pré-encomenda do adaptador e recebi ontem. No geral, tive uma experiência mista. A configuração foi fácil, mas o adaptador Bluetooth Bluetooth 5.3 que comprei não funcionou direito, e tive que reverter para o Bluetooth da minha placa-mãe após mover a antena Bluetooth. Isso me permitiu completar com sucesso a configuração inicial e, durante o jogo, tive apenas uma ocasião em que um controle desconectou aleatoriamente.

Em termos de software, o PSVR2 parece uma versão beta para uso em PCVR. Meu PC tem uma RX6800 XT e 5800X3D. Experimento artefatos visuais frequentes que quase parecem bolhas aparecendo. A taxa de atualização está travada em 120Hz (sem opção de 90Hz, independentemente do driver mais recente da GPU). Meu PC não consegue atingir 120Hz no VR e exige suavização de movimento ativada, o que não proporciona uma experiência suave em jogos exigentes.

Depois de usar o Quest 3, o PSVR 2 é simplesmente uma experiência de PCVR inferior.

Contras do PSVR 2:

• ponto muito pequeno de foco. Tenho que ajustar constantemente o headset para garantir uma imagem clara.
  • os controladores são desconfortáveis de colocar se eu os tirar para fazer alguma coisa.
  • qualidade do passthrough é muito granulada e em preto e branco. Preciso tirar o headset para interagir com qualquer coisa fora do VR. O passthrough do Quest 3 é bem melhor e possui cores completas.
  • os controladores têm uma vida útil mais curta e não podem ser recarregados enquanto jogam.
  • o software é básico.
  • Mura é perceptível e estraga algumas cenas quando comparado ao Quest 3. O Quest 3 quase não tem mura ou efeito de tela de porta, tornando a imagem mais clara e imersiva.

Por tudo isso, decidi vender o PSVR2. O Quest 3 oferece uma experiência de PCVR mais amigável, refinada e conveniente. As cores e pretos profundos do PSVR 2 são ótimos, mas tenho o Quest 1 que também tem um display OLED para jogos de horror ou mais escuros.

Se você já possui um PSVR 2 e nada mais, o adaptador para PC é uma ótima opção. Se você possui outros headsets de PCVR, não posso recomendar investir em um PSVR 2.

Caramba… nos últimos 6 meses, ficamos dizendo que se você tem Quest 3, não compre PSVR2. Você não leu o memorando? rs

Isso é louco. Tive uma ótima experiência com PSVR2 no PCVR, embora meu hardware seja Intel e Nvidia.

O software é simples, mas funcionou bem para mim, e joguei a noite inteira sem problemas. Sem artefatos visuais, imagem super clara. Precisei ajustar um pouco para encontrar o ponto doce, mas assim que encontrei, foi fácil voltar lá. Zero problema com movimento fora do ponto doce enquanto jogava.

Diria que minha única reclamação real é a falta de recursos que deveria ter e a colocação do cabo, mas não tinha esses recursos no meu Quest 2, e a colocação do cabo é ajustável com alguma configuração.

Além disso, os controladores são um pouco pequenos para minhas mãos, mas acho que o pega globular vai ajudar a mantê-los na posição certa.

Também tinha a opção de 90Hz, não sei por que você não tinha. Ainda não percebi mura, mas ouvi dizer que alguns não têm, então talvez eu tenha sorte nesse sentido.

Você está 100% certo sobre o passthrough, embora eu goste de poder alternar rapidamente com o botão.

É ruim você ter uma experiência ruim, estou adorando a minha.

edit: Não tenho Quest 3, mas é uma grande melhoria em relação ao Quest 2.

A taxa de atualização está travada em 120Hz (sem opção de 90Hz, mesmo usando o driver mais recente da GPU)

Só para informar, o consenso atual é que este é um problema específico de GPUs AMD. Usuários com placas Nvidia não estão enfrentando isso. Isso não invalida suas opiniões, é claro. PSVR2 no PC é mais uma cabeça de VR cheia de compromissos. Se alguém prefere isso ou outro headset dependerá de quais características valorizam mais versus quais compromissos fazem a maior diferença para eles. É uma tragédia que o headset “perfeito” ainda não exista. Estou cansado de telas LCD desbotadas e de cabos. O Quest Pro provavelmente se aproxima mais do que quero, tecnicamente falando. Mas ele também tem muitas outras concessões. Felizmente, não estou tão preso a tudo isso que não consigo aproveitar a VR. Tenho aproveitado desde 2016 e continuo assim apesar de não ter as melhorias que desejo.

Hmm, isso é estranho. Tenho uma RTX 270super integrada a um laptop. Eu não tive os problemas que você mencionou acima. Sinto muito que tenha tido uma experiência ruim, mas essas telas OLED realmente fazem uma grande diferença e a conexão direta ao DisplayPort, ao invés do wireless, realmente faz a imagem ficar mais viva. O PSVR2 será meu headset de preferência a partir de agora.

Joguei HL Alyx ontem no PSVR2 e cheguei a uma parte escura onde você precisa de uma lanterna para avançar. A escuridão azul-escura vale a pena. Tecnologicamente, tive problemas com congelamentos e crashes do VR, mas após atualizar o BIOS da minha placa-mãe e reinstalar os drivers mais recentes da AMD, tudo correu bem.

Minha placa de vídeo de referência 6800xt tem uma porta UAB-C que funciona com o headset sem precisar do adaptador da Sony e meu Bluetooth onboard é extremamente confiável para jogos.

Especificações:
Asrock x570 taichi
Placa de vídeo AMD 6800 XT de referência
5900x
32GB de RAM
Vários SSDs (NVMe)

HL Alyx roda muito bem.

Por outro lado, acho que é a melhor experiência de PCVR que já tive. O rastreamento está no mesmo nível do Rift S/Quest, muito melhor que reverb g2, os visuais OLED não comprimidos são insanos. Half Life Alyx, Stormland, Skyrim modificado, Beat Saber e os jogos UEVR que experimentei são os melhores que já vi. Quest 1/2/3/Pro não me impressionaram em PCVR. O ponto doce é bom para mim com o globular cluster.

O software Meta também sempre foi uma bagunça para mim, com cada atualização estragando alguma coisa (os controladores Quest Pro sempre foram intermittentes com atualizações de software). Nunca tive uma época em que apenas conectei e joguei sem ficar mexendo em alguma coisa primeiro. Você plug and play com o PSVR2, liga o SteamVR e está dentro. Funciona exatamente como um headset nativo do SteamVR. Tem sido uma experiência fantástica até agora. Provavelmente vou vender meu Quest 3 e Pro, pois não vejo motivo para usá-los novamente.

O PSVR2 venderia como pão quente, se adicionassem suporte para rastreamento ocular e gatilhos adaptativos. Caso contrário, pelo preço, faz mais sentido pegar o Quest 3.

Não é para todos. Pessoalmente, odeio tentar fazer o Quest 3 funcionar bem em PCVR. Passei meses tentando diminuir a latência com VD e não consigo obter uma experiência jogável acima de ~90 Mbps, apesar de ter uma RTX 4070 Ti Super e um roteador Wifi6 a 6000 em linha de visão a 4 pés de distância.

Comprei meu PSVR2 usado por 320 dólares e estou amando. Não precisei do adaptador, pois minha placa de vídeo suporta link virtual. Estou acostumado ao ponto doce pequeno, já que meus headsets anteriores (Vive e Index) também tinham o mesmo problema. Não vejo artefatos nem problemas de rastreamento. Totalmente vale a pena pelo OLED, especialmente por esse preço. Esta avaliação menciona problemas de bateria com o PSVR2, mas ignora o fato de que o Quest é sem fio, ou seja, precisará ser carregado se você planeja sessões de jogo longas. Além disso, vou passar o Quest e lidar com compressão. A última coisa que quero fazer é ficar lidando com Air Link e Desktop Virtual em cada aplicativo só para descobrir qual funciona melhor.

É uma troca e não é para todo mundo. As lentes, clareza e sem fio do Quest 3 são incríveis. Ainda prefiro OLED, e com o mod de conforto, uma vez que você encontra o ponto doce, ele fica lá.

A maior parte dos seus contras parecem com os contras do meu Samsung Odyssey de qualquer forma. Adoraria ouvir alguém comparando os dois.

Acho que o PSVR2 é uma boa opção.

Escolhi o Quest 3 por me importar com independência e Realidade Mista.

Além disso, não possuo nem vejo motivo para ter um PS5.

Tem algumas vantagens sobre o Quest, com certeza, mas para mim o Quest 3 tem muitas mais vantagens.

Estou jogando Half-Life Alyx no PC e Assassin’s Creed Nexus VR no modo stand-alone.

Se você tem um dispositivo para um determinado mídia, adquirir outro dispositivo só vale a pena pelas mídias exclusivas para esse outro dispositivo, a menos que seja uma geração à frente em termos de qualidade. Isso se aplica a todos os consoles. Então, se GT7, RE4, 8 e NMS não valem a pena para um headset completo para jogá-los, então realmente não vale a pena.

Faz sentido. Este é meu primeiro headset e já tenho um PS5, mas só tenho um Mac, então fez sentido. Gostei muito até agora, mas isso vem de alguém que acabou de entrar na VR. Muitas dificuldades na configuração e na adaptação, mas está indo bem até agora.

Acho que dá para configurar para 90 Hz? https://youtu.be/Um5mVXzGmyw?t=465

… mas além disso, concordo com o que disseram sobre o HMD em geral. Exceto pelo rastreamento ocular, que, pelo que entendo, não pode ser usado no PC, o PSVR2 já parece obsoleto desde o lançamento.

Obrigado pelo relato.

Existe um fanboyismo ridículo com ambos os headsets. O PSVR2 tem mais ódio do que o Quest 3. Ambos os headsets têm problemas. Ambos têm melhorias a serem feitas. Mas quando você aponta uma falha no PSVR2, muita gente apenas grita que é um device de lixo, mesmo não sendo. E quando alguém aponta uma falha no Quest 3, essas mesmas pessoas continuam dizendo que o Quest 3 é ótimo. Sério?

Nenhum headset é perfeito. Todos têm falhas e grandes falhas. Isso é só o fanboyismo dos consoles, a lógica de sempre do mesmo.

Então sua GPU é fraca demais para conduzir o PSVR2 corretamente e você quer sem fio. Isso resume tudo.

Votado, pois aprecio sua avaliação justa.

Tenho o Q1 e Q3, como você, usarei o Q1 para jogos de terror escuros e, em geral, como backup de PCVR (via Desktop Virtual).

Não tenho problemas reais de compressão, pois tenho uma conexão de roteador WiFi 6e consistente de 2400 Mbps (usando codec AV1 de 10 bits).

Também não tenho PS5, e não sou fã de marcas, então não tenho problemas em dizer o que é melhor ou pior.

Apesar de não precisar de um PSVR2, minha curiosidade de “primeiro adotante” foi maior e comprei o PSVR2 na promoção na semana passada, o adaptador acabou de chegar hoje. Bluetooth/cabo DisplayPort resolvidos.

Então, tudo pronto para uma sessão boa neste fim de semana! Veremos se tenho uma impressão diferente da sua. Se for a mesma, então… realmente não faz sentido manter.

Dependendo do esforço que eles colocarem na parte de PC, pode melhorar nos próximos meses. Espero que a atualização de software possa mudar isso. Isso será um ponto de ruptura para muitos PCs.