Compartilhamento com VPN na Alemanha

Vocês têm alguma experiência com compartilhamento na Alemanha? Sou um usuário novo e uso VPN. A Alemanha pode ser bastante rigorosa com downloads, streaming etc., então é prudente usar uma VPN.
Tenho me perguntado se o compartilhamento com uma VPN funciona e é seguro nesse sentido? Há configurações que devo estar atento no SS para garantir que só compartilho quando estiver online e conectado à VPN? Obrigado

Não posso comentar sobre a Alemanha, mas uso o cliente Nicotine+ Soulseek, você pode vincular o programa à sua VPN para que, se a VPN não estiver conectada, ele não compartilhe/não faça download de nada.

Já usei o Nicotine+ por alguns anos e não tive problemas. também da Alemanha. Sempre usei uma VPN.

Não, não é necessário VPN, mesmo na Alemanha ao usar o Soulseek (faz alguns meses que comecei a usar o Soulseek sem VPN e nada aconteceu). Na verdade, usar VPN pode piorar sua experiência. Soulseek usa 2 portas. Uma delas é ofuscada. A porta ofuscada tem uma função: responde a pedidos de busca e conecta brevemente a outros usuários para trocar dados. (disponibilidade, restrições como arquivos bloqueados). A outra porta é usada para transferência. Você pode monitorar o tráfego ativando a Diagnóstico no SoulseekQT.

VPNs com encaminhamento de porta só permitem 1 porta aberta. Embora ainda funcione, os usuários terão mais dificuldade em encontrar seus compartilhamentos nos resultados de busca, o que você percebe na forma de receber menos operações de upload do que sem VPN.

O Soulseek original nunca foi pensado para ser usado com VPN, o que pode ser visto pela ausência da opção de Interface de Rede nas Configurações, que o Nicotine+ implementou. Por isso, o Soulseek quer que você abra duas portas no seu roteador.

Espere, você pode vinculá-lo no Nicotine+? Não sabia. Onde fica a opção?

Mesmo, mas com SLSK puro + Airvpn. 8 anos, pelo menos 1TB de downloads e nenhum problema. Também tenho vários amigos aqui que nunca ouviram falar de alguém recebendo uma carta pelo correio.

Airvpn permite múltiplas portas
Nicotine+ AFAICS não se preocupa com uma porta ofuscada

Rede > Interface de Rede

Adicionado algumas versões atrás

Isso é novo para mim

A versão do Nicotine+ que usei no Linux também permite múltiplas portas abertas. (pelo menos você consegue abrir várias portas).