Estou começando a usar VPNs e vejo que, ao usá-las, podemos contornar restrições geográficas, esconder o que navegamos dos ISPs, etc. Se podemos mascarar nosso uso dos ISPs, então como eles podem monitorar nosso consumo de dados? Como eles sabem que fui eu quem baixou um arquivo, por exemplo, se estou usando VPN?
É como a linha de água, você pode colocar Coca-Cola, Pepsi, rum, uísque, água… bem, o que você quiser. Eles medem isso de forma semelhante usando o volume que você transferiu por esse tubo com um medidor. Não precisam saber o que é.
Porque toda tráfego passa fisicamente pelas linhas do seu ISP. Então seu ISP sabe qual linha (cobre, telefone, óptica, …) está conectada e pode colocar um contador nela. VPN só cria um túnel virtual e não consegue burlar seu ISP. Espero que tenha ficado um pouco mais claro para você.
NetFlow
NetFlow é um recurso introduzido em roteadores Cisco que permite coletar o tráfego de rede IP enquanto entra ou sai de uma interface. Analisando os dados fornecidos pelo NetFlow, um administrador de rede pode determinar coisas como a origem e destino do tráfego, a classe de serviço e as causas de congestionamento. Uma configuração típica de monitoramento de fluxo (usando NetFlow) consiste em três componentes principais:
Exportador de fluxo: agrega pacotes em fluxos e exporta registros de fluxo para um ou mais coletores de fluxo.
Coletor de fluxo: responsável pela recepção, armazenamento e pré-processamento dos dados de fluxo recebidos de um exportador.
[1]
^Votar ^negativamente ^para ^remover ^| ^v0.28
^PM ^| ^Excluir ^me ^| ^Excluir ^do ^subreddit ^| ^FAQ ^/ ^Informação ^| ^Fonte ^| ^Doar ^ ↩︎