Como melhorar a velocidade da internet no beryl ax com Nord VPN

Olá a todos,

Sou novo no uso de roteador de viagem e VPN, então espero que alguém possa me ajudar. Recentemente configurei um roteador Beryl AX da GL.iNet e o conectei ao NordVPN. A configuração parecia fácil, seguindo vários tutoriais no YouTube. No entanto, estou enfrentando velocidades de internet muito baixas: apenas 5 Mbps de download e 0,25 Mbps de upload, com uma latência de 345 ms.

Não sei por que a velocidade é tão baixa. Alguém tem alguma sugestão de como posso melhorar a velocidade ao usar o NordVPN neste roteador? Qualquer conselho ou dica de resolução de problemas seria muito apreciada!

Obrigado desde já!

Alguns ISPs estão limitando o tráfego UDP, talvez tente um servidor TCP do NordVPN

Acho que usar o Wi-Fi de 5 GHz em vez de 2,4 GHz ajuda um pouco na velocidade.

1. Verifique a velocidade da internet sem VPN, você não vai conseguir velocidades mais rápidas que isso

2. Mude para um servidor de VPN diferente

Conectado por cabo ao Beryl?

Tente conectar-se a outros servidores do Nord para ver se melhora.

Se estiver usando OpenVPN com o Nord, bem, OpenVPN é antigo e lento. Provavelmente terá mais sorte com um provedor de VPN Wireguard como Mullvad.

Se estiver usando Wireguard com o Nord, pergunte a eles se há alguma maneira de ajustar as configurações de MTU da VPN. Se sim, tente 1360 em vez do padrão 1420.

Por que não usar a VPN do Nord no dispositivo cliente, usando o protocolo NordLynx, e usar o roteador normalmente? Eu sei que é uma dor se você tiver muitos dispositivos, mas se não usar, o aplicativo nativo do Nord pode ser mais rápido, já que os servidores NordLynx não são disponibilizados pelo Nord para uso em roteadores.

Use o Wireguard… você precisa configurá-lo manualmente.

Eu também tive esse problema, a resposta é simples, o protocolo OpenVPN é lento! Mude para Wireguard, você terá de 5 a 6 vezes a velocidade atual.

Pessoalmente, fiz isso com Mullvad, estou satisfeito com a velocidade por 5€/mês.

Sim, especialmente no Canadá isso é comum.

Sem VPN tenho 60mb/s de download e 90mb/s de upload.

Quando conectado ao Beryl? Nesse caso, é justo supor que o problema esteja na conexão com o NordVPN, provavelmente o servidor específico que você está usando.

Sim. Preciso usar o servidor do Canadá para o trabalho. Você recomenda uma VPN diferente?

Você ainda tem uma casa no Canadá? Se sim, e mantém conexão à Internet lá, instale o Brume 2 como um servidor VPN Wireguard. Vantagens: ninguém detectará seu uso de VPN se você for cuidadoso (sem WiFi, apenas Ethernet, ‘Forçar tráfego via VPN’, etc.), ao contrário das VPNs comerciais, ou seja, todo seu tráfego parecerá que você está em casa, e também a velocidade é limitada apenas pelas velocidades de sua internet em casa e remotamente. Recomendo também ter internet FTTH com velocidades simétricas (upload e download), como a fibra Telus.

Mesmo que você não tenha uma casa no Canadá, pode instalar esse dispositivo na casa de um amigo e simplesmente pagar pela conexão de internet dele em troca (é o que um dos meus amigos está fazendo agora).