Depois de não conseguir fazer o Surfshark VPN funcionar com a Netflix por meses, acho que finalmente encontrei a razão e a solução.
O problema era que a Netflix “de alguma forma” descobria que um VPN estava sendo usado e solicitava que o usuário se conectasse diretamente, sem VPN.
Existem várias discussões sobre isso aqui e em outros lugares, e também Perguntei ao suporte da Surfshark, que não conseguiu ajudar.
Ao resolver outro problema com o Surfshark VPN, percebi que, se você apenas escolher um local, ele se conectará com uma variedade de endereços IP diferentes ao mesmo destino. Todos no mesmo país, mas ainda assim IPs diferentes. Essa provavelmente é uma das razões pelas quais a Netflix percebe algo estranho.
A forma de corrigir isso é acessar o cliente Surfshark VPN, marcar a aba “IP estático”, escolher um dos servidores VPN lá. Isso fará com que o Surfshark sempre use o mesmo IP para se conectar.
Depois disso, não tenho mais problemas ao usar o Surfshark VPN com a Netflix - pelo menos nas minhas caixas de TV Android.
Em seguida, tentei aplicar isso no meu tablet, mas estranhamente essa correção não foi suficiente, ainda recebo o erro “você está usando uma VPN”. Me perguntei como isso poderia acontecer e percebi que o cliente Netflix, quando disponível, usa a localização GPS para verificar sua posição. As caixas de TV Android geralmente não têm receptor GPS, portanto não fornecem essa informação, mas tablets e smartphones normalmente terão.
Por sorte, a Surfshark também tem uma solução para isso. Em Configurações > Avançado, há uma opção para sobrescrever a localização GPS. Alterar isso é um pouco mais complicado, você precisa ativar o “modo desenvolvedor” no tablet ou celular, mas não requer root ou qualquer coisa assim.