Meu colega está visitando a família na China e quer trabalhar remotamente por um mês. Somos engenheiros de software que dependem da AWS para nossa infraestrutura. Notavelmente, nossa empresa vende serviços de publicidade para dispensários de cannabis nos EUA e UE, que, pelo que entendo, é super ilegal na China.
Ela me perguntou se achava que haveria algum problema técnico com ela trabalhar remotamente (nossa empresa está de acordo, então não há problemas de gestão), mas eu não sei nada sobre o firewall chinês.
Existem engenheiros de software que possam falar sobre possíveis problemas que possam surgir?
Dependendo de como o ambiente de desenvolvimento é lá, podem surgir algumas complicações, mas provavelmente nada que ela não possa contornar. Minha empresa depende bastante da infraestrutura do Google e tenho conseguido trabalhar bem.
Dito isso, morro em uma cidade grande, com um ISP rápido e confiável, então se ela não tem esse luxo, pode ser mais difícil.
A maioria recomenda Astrill para VPN. Pessoalmente, não suporto sua interface/UI, além de ser relativamente instável e lenta para mim. Uso Nexitally, e tenho alternado entre Shadowrocket e Surge para o cliente. É muito confiável e rápido. Mas pode ser exagero se ela ficar só um mês.
Recomendo que ela dedique um tempo para ler estas avaliações (e o site de modo geral) para entender melhor suas opções.
No que diz respeito à infraestrutura da AWS, sou engenheiro de software e não tenho problemas ao me conectar a qualquer data center da AWS ao redor do mundo. A maioria dos data centers que acessos estão na Austrália, Sudeste Asiático e EUA. Raramente toquei em algo na UE.
Tenho uma VM Windows pessoal para conexão remota, que é ativada no data center da AWS em Hong Kong, e minha latência de lá é menor que 10ms. Ela também não possui as restrições de censura de rede doméstica que você encontra em outros lugares na China e, portanto, consegue burlar o firewall com excelente peering internacional, claro, sendo a Amazon. Nos pontos mais distantes do país (que é enorme), a latência média fica entre 100-150 ms para essa mesma VM. Viajei pelo país no ano passado, até mesmo para regiões remotas, e consegui fazer todo meu trabalho e reuniões (MS Teams, Webex, etc) apenas tetherando ao 5G sem problemas.
Costumo usar essa VM para manter programas como Visual Studio (Legacy .NET Framework e Código Não Gerenciado) e outros aplicativos baseados em PC, pois meus dispositivos domésticos são Linux ou Mac e não conseguem compilar alguns aplicativos localmente. Mas tenho mudado para compilação remota com ferramentas mais novas.
Se você quer ajudar ela a evitar problemas com firewall, essa é a melhor opção e tira a ansiedade de lidar com a censura do firewall. Estou na China há mais de 10 anos fazendo isso e nunca tive grandes problemas.
Caso contrário, tenho um NanoPi em casa que faz o proxy de todo meu tráfego internacional para as instâncias AWS Lightsail para burlar o firewall.
Podem me chamar por DM se tiverem dúvidas.
Como mencionado por /u/vfnst, a infraestrutura na China hoje em dia é muito boa, rápida e confiável. 100-200mbps+ 5G está acessível praticamente em todo lugar e a fibra óptica também.