Não tenho certeza do que estou fazendo de errado. Pode ser questão de roteamento, mas acho improvável.
Tenho uma configuração de VPN no meu roteador ER7206 via Omada. Está usando L2TP diretamente na minha sub-rede principal, em uma porção fora do DHCP. Conecta e posso fazer ping em tudo dentro da rede local, exceto no próprio roteador, o que é estranho, mas não tenho acesso à internet quando conectado à rede pelo telefone.
Alguma ideia do que devo verificar?
Até agora, confirmei que a VLAN é minha VLAN principal. A WAN selecionada para a conexão VPN está correta.
Quando conecto, verifico o status da VPN no Omada e consigo ver o IP remoto/local exatamente como esperado, que é um endereço Classe C 192.168.x.x, mas o IP local listado é um 172.31.x.x, que nem é uma faixa de Classe B, não é? E não faço ideia de onde isso está vindo. Talvez uma faixa padrão atribuída pela VPN?
Além disso, a coluna DNS está vazia para a conexão VPN. Sinto que isso pode estar relacionado, pois o DNS costuma ser o culpado na hora de acessar a internet.
Obrigado antecipadamente.