Isso é um pouco longo, desculpe. Está me deixando louco, espero que alguém tenha sugestões de como solucionar o problema! Qualquer ajuda será muito bem-vinda.
Sou o responsável de TI de uma pequena empresa (<20 pessoas). Durante a integração de uma contratação recente, algo básico deu um problema e eles brincaram: “ah, eu sou azar para os sistemas de TI”. Risos, como foi profético na verdade…
Eles trabalham totalmente remoto. Levaram um laptop da empresa para casa e por cerca de uma semana tudo estava bem. Então decidiram não gostar do Win11 e fizeram downgrade para Win10 (sim, vou bloquear a BIOS de todos os futuros laptops!). Desde então, eles não conseguem se conectar ao nosso VPN Cisco AnyConnect. Diz que está conectado, e eu consigo ver o usuário deles nos logs do AnyConnect - mostra que estão conectados, mas nenhum dado é transmitido. Pelo que posso ver, eles não estão fazendo nada errado.
A coisa piora. Preparei um segundo laptop nesta semana (Lenovo ThinkBook 15, 12ª geração i5). Tudo funcionou bem. Testei a VPN de casa usando a conta deles, e sem problemas na conexão. Na chegada na casa do usuário - adivinha, o mesmo problema novamente. Conectado, mas não funciona.
Estou achando que pode ser alguma coisa com a rede doméstica deles - exceto, que funcionou bem inicialmente, o que sugere que não é. Estou sem saber o que pode ser, adoraria sugestões de como solucionar.
Fazer mudanças na configuração da BIOS ou no disco pode ocasionar perda de dados. Sempre teste seus backups antes de fazer alterações no seu PC.
Para mais informações, consulte nosso FAQ: https://www.reddit.com/r/techsupport/comments/q2rns5/windows_11_faq_read_this_first/
Sou um bot, e esta ação foi realizada automaticamente. Por favor, entre em contato com os moderadores deste subreddit se tiver dúvidas ou preocupações.
Primeiro de tudo, isso parece mais um problema de gestão do que um problema de TI, se eles estão instalando sistemas operacionais diferentes. Mesmo que seja o problema com a rede deles, eu ainda colocaria a culpa neles e recusaria a solucionar até que o Win11 esteja de volta e os direitos administrativos removidos da máquina.
Provavelmente, o VPN precisa ser reinstalado após o downgrade do sistema operacional.
Também recomendaria que eles trouxessem o laptop ao escritório e testassem na própria conta, ou que testassem em uma rede Wi-Fi diferente, como uma cafeteria, para eliminar a possibilidade de ser a rede deles o problema.
Ajudei muitos usuários de laptops durante o Covid, e redes Wi-Fi domésticas certamente eram uma grande fonte de problemas. Roteadores desatualizados, velocidades lentas. Peça para eles fazerem um teste de velocidade enquanto estiverem conectados ao VPN e forneçam todos os resultados, como jitter, não apenas a velocidade de upload e download. Se possível, conecte-se ao roteador via Ethernet.
recusar a solucionar até que o Win11 esteja de volta e os direitos administrativos tenham sido removidos da máquina
Provavelmente, o VPN precisa ser reinstalado após o downgrade do sistema operacional.
He he! Eu recusaria, mas infelizmente meu chefe precisa que eles sejam produtivos o mais rápido possível. De qualquer forma, como mencionei, enviei um laptop completamente novo, com Win11 - e todo o software incluso, como VPN. Tudo funcionou bem quando testado em minha casa.
os direitos administrativos foram removidos da máquina
Eles nunca tiveram direitos administrativos. Aproveitaram o fato de a BIOS não estar trancada para inicializar a partir de um pen drive e instalaram o W10 dessa forma. Isso é claramente uma grande falta, mas vou deixar a administração lidar com isso. Todos os futuros laptops terão BIOS bloqueada para evitar esse tipo de truque novamente.
redes Wi-Fi domésticas certamente eram uma grande fonte do problema
OK, vou continuar investigando isso. Vou verificar a velocidade da rede deles e ver se conseguem se conectar diretamente ao roteador.