Bitdefender Total Security 2019/2020 Acelera a Internet Gigabit Lento

Pessoal da Bitdefender, por favor, forneçam quaisquer alterações de configuração na suíte de segurança para manter minhas velocidades de internet Gigabit, não lembro de nenhum problema quando usava o Bitdefender Total Security 2018.

Especificações do PC:

CPU: AMD Threadripper 2950X

RAM: 64GB Quad-Channel DDR4-2936 (15-15-15-36)

Windows 10 (1903) 64-bit OS Boot: Samsung NVMe 970 Pro (512GB)

GPU: RX Vega 64

Interface de Rede: 2 x portas Gigabit Intel I211 & 1 x porta 10Gb Aquantia AQtion AQC107

Atualmente, após reiniciar e realizar um teste de velocidade em https://speedtest.net, recebo uma velocidade de download entre 890-940 Mbps e uma velocidade de upload entre 34-42 Mbps (o que espero do plano doméstico de gigabit da Comcast/Xfinity). Depois de algum tempo, pode ser minutos ou horas, outro teste de velocidade revela entre 15-30% da minha velocidade de download classificada, entre 160-380 Mbps (o upload parece não ser afetado… talvez porque já seja desproporcionalmente baixo).

No começo, pensei que fosse o Windows 10 ou os drivers… atualizei ambos direto do Intel. Depois, verifiquei as configurações dos drivers, gerenciamento de energia, large offload, etc… Nenhum desses ajudou, a velocidade de gigabit só era restaurada TEMPORARIAMENTE com uma reinicialização. Então pensei que pudesse ser um problema de hardware com aquela NIC em particular, tentei minha segunda NIC Intel… mesmo problema, depois tentei com a NIC de 10Gb… mesmo problema. Assim, descartei problema de hardware. Então, decidi rodar o mesmo teste de velocidade no computador da minha noiva, o dele também só alcança entre 15-30% da velocidade de internet gigabit, mas seria restaurado após reinicializar. Para ter certeza, também realizei um teste de velocidade no laptop HP Spectre x360 usando um adaptador Ethernet Gigabit USB-C… TAMBÉM bem abaixo da velocidade classificada. Então, pensei que as únicas coisas em comum seriam os switches/roteador… atualizei o firmware desses, reiniciei e o mesmo resultado, verifiquei com o ISP e não há problema na minha linha. Continuei testando no HP Spectre x360 atualizando do Bitdefender 2019 para 2020… sem mudança, mesmo resultado. Tentei desativar o firewall do Bitdefender, sem mudança… mesmo resultado. Então, decidi desinstalar completamente o Bitdefender e reiniciar usando a Ferramenta de Desinstalação do Bitdefender. Meu HP Spectre x360 AGORA faz teste de velocidade em torno de 900 Mbps. Reiniciei algumas vezes, deixei por um tempo e conferi duas ou três vezes para garantir que não fosse uma coincidência, e meus resultados estavam consistentes com minha velocidade de internet. Depois, arrisquei e decidi desinstalar do meu sistema dedicado com Threadripper, reiniciei, e confirmei que agora estou recebendo minha velocidade de gigabit classificada mesmo após 24 horas.

Houve alguma mudança central de uma versão para outra do Bitdefender Total Security 2018 para 2019/2020? Se não, quais seriam as sugestões para esse problema? Atualmente, deixei o Bitdefender desinstalado no meu HP Spectre x360 e no meu sistema com Threadripper, e estou usando o Windows Defender integrado para continuar aproveitando minha velocidade de gigabit paga.

Só para quem estiver acompanhando este tópico, achei importante deixar uma atualização… O suporte do Bitdefender entrou em contato após a criação do ticket e eu respondi o seguinte:

"Obrigado pelo acompanhamento. Acredito que o problema tenha sido resolvido.

Tenho o Bitdefender Total Security desde meados de 2017, era o Bitdefender Total Security 2018 instalado no Windows 10 Pro 1709 64-bit. O Bitdefender Total Security 2018 foi migrado quando a Microsoft atualizou o Windows para 1803… a migração foi ótima, sem problemas. No entanto, quando a Bitdefender atualizou para o Bitdefender Total Security 2019 E a Microsoft atualizou o Windows para 1809, eu tinha velocidades de download mais lentas que minha gigabit classificada, que eu tinha pago (não percebi isso até tentar baixar arquivos maiores). Esse problema persistiu quando a Microsoft atualizou novamente recentemente para o Windows 10 1903 (como expliquei em e-mails anteriores, tentei tudo, desde reinicializações, atualização de drivers, atualização de firmware em switches e roteadores, testei diferentes NICs e nada funcionou). Foi aí que percebi que outros computadores na minha rede, que seguiram o mesmo caminho de atualização, tinham o mesmo problema, todos com o Bitdefender em comum. Usei sua ferramenta de desinstalação e confirmei que a velocidade de gigabit retornou ao normal em todos os computadores na rede… Foi nessa hora que entrei em contato com o suporte do Bitdefender. Como fui orientado a rodar a ferramenta de suporte, achei melhor reinstalar o Bitdefender para que o problema voltasse a existir/ser duplicado, MAS, aparentemente, a desinstalação completa e instalação nova do Bitdefender Total Security 2020 resolveu o problema… já se passaram uns 3 dias e tenho recebido minha velocidade de gigabit de forma consistente [com e sem reinicializações para recuperar a velocidade], o mesmo ocorre com os outros dois computadores na minha rede.

Com certeza entrarei em contato novamente com o suporte se o problema voltar (no entanto, quando o problema acontecia, ele voltava em minutos ou horas, então, até agora, parece promissor)."