Avira é um malware para caramba

Nas últimas semanas, comecei a me importar mais com privacidade. Eu nunca acesso sites suspeitos, só as coisas mais populares.

Procurei VPNs gratuitas ou baratas, porque acho que pagar mais de R$ 35/mês por uma VPN é loucura. Muitos sites populares alegaram que a Avira tinha uma VPN “100% gratuita”. Instalei porque já tinha ouvido falar dela antes.

Instalei e uau! Um limite de 500 MEGABYTES. o que é isso? 2002? Então desinstalei porque é publicidade enganosa. Algum erro estranho no desinstalador. Então fui até o explorador de arquivos. Permissões negadas. Tive que instalar um “removedor de arquivos forçado” de terceiros para exterminá-la.

Fazem aproximadamente 2 semanas, e tudo estava bem. ATÉ ONTEM. O Google afirma que tenho malware e não me permite fazer login. Verifiquei minhas extensões e um monte de porcarias da Avira que nunca instalei. Eles também tentaram escondê-la de mim.

Então, sim, a Avira é um malware para caramba. Aprendi da pior maneira.

Sim, é lixo completo e dizer isso é a única razão de estar neste sub:D

Também vou falar minha opinião. A Avira é horrível.

Não sou iniciante. Comecei minha carreira em TI em 1994, montando PCs e redes. Trabalhei para várias empresas de software, programo em 6 linguagens, e me orgulho da minha manutenção e conhecimento em computadores.

Todo ano faço uma reflexão sobre minhas opções de segurança. Decidi desinstalar o AV do ano passado, a Avira, para mudar para o Defender. Isso se deve principalmente ao fato de a Avira fazer os ventiladores girarem demais.

Pois bem, que piada. Uso o Revo. Ele faz seu trabalho, como sempre. Então percebi que a Avira ainda era o provedor de AV padrão do sistema. Procurei e encontrei vários “extras”. Tentei removê-los, sem sucesso. Privilégios de administrador, sem sucesso.

Então, entrei no Modo Seguro sem conexão de rede, e os removi. Tela azul na reinicialização. Voltei ao modo seguro, restaurei os arquivos, posso usar o Windows 11 de novo. Não consigo rodar nenhum AV.

Decidi passar pelo registro. Nunca tinha encontrado uma entrada de registro bloqueada antes.

Tenho certeza de que poderia resolver esse problema com mais investigação, mas sei a verdade. Estou entrando em algo que vai levar horas e nunca terei certeza de que meu sistema está seguro ou estável novamente. Então…

É uma boa prática reconstruir seu SO a cada poucos anos, e estou atrasado. É isso que vou fazer. Perder meio dia de trabalho para reconstruir, quando não tive a chance de planejar corretamente.

A Avira é o vírus. Apenas terrível.

Estou passando pela mesma coisa agora e estou muito irritada. Li que o Revo Uninstaller funciona para remover tudo, mas também ouvi dizer que quando alguém apaga todos os arquivos, algo no sistema do computador estraga ou algo assim? Não faço ideia, tenho medo de tentar.

Ela remove vírus automaticamente ou tenho que fazer isso manualmente após a varredura diária às 7h?

Usei o LockHunter. É um pouco difícil se você é um iniciante em computadores, e precisei reiniciar algumas vezes, mas funcionou muito bem.

Aposto que estavam falando mal.