Avast bloqueando sites da uni... mas só na wifi da uni?

Recentemente comprei Avast One antivírus no meu HP, pois meu McAfee tinha expirado e era ridiculamente caro para renovar. Voltei à faculdade recentemente, no ano passado não tive absolutamente nenhum problema com nada relacionado à tecnologia. Mas neste ano, parece que não consigo acessar os sites da faculdade quando estou na wifi da faculdade? Em casa, conectado na minha própria wifi, consigo acessar normalmente. Mas na faculdade aparece a mensagem ‘não foi possível acessar este site’ bla bla. Não é a wifi da faculdade, pois consigo acessar outras coisas na wifi perfeitamente bem. Na verdade, consigo acessar o site da faculdade pelo meu celular quando estou conectado na wifi deles. Tentei adicionar os sites como ‘exceções’, desativei o escudo web por completo, desativei o firewall por completo e não fez a menor diferença. Presumo que deva ser por causa do novo antivírus, pois nunca tive esse problema antes, mas acho tão estranho que só tenho esse problema na wifi da faculdade, mas não em casa. Alguém tem alguma ideia??? Estou rezando para que alguém possa me ajudar com esse problema, pois eu e meu namorado, que é bem ligado em tecnologia, estamos totalmente confusos!

Se você suspeita que pode ter malware no seu computador ou está tentando remover malware dele, consulte nosso guia de malware

Por favor, ignore esta mensagem se o conselho não for relevante.

Sou um bot, e esta ação foi realizada automaticamente. Por favor, entre em contato com os moderadores deste subreddit se tiver alguma dúvida ou preocupação.

Edit: Finalmente consegui resolver o problema! Era a VPN integrada que causava, tudo funcionou bem quando a desliguei. Não faço ideia de por que minha VPN causava isso, mas pelo menos está resolvido.

Você tentou desinstalar o Avast?

(Aliás, eu recomendaria solicitar reembolso do Avast, antivírus de terceiros não são necessários quando tudo que você precisa é de bom senso, e o Avast não é confiável pois tem um longo histórico controverso de vender dados de usuários para terceiros, espionar seus usuários, empacotar seu software em instaladores de adware e táticas de publicidade agressivas e enganosas.)

Quer dizer, desliguei tudo que ele faz, então não sei se faria muita diferença se eu o desinstalasse, mas talvez eu precise tentar. Não me sentiria segura sem antivírus, especialmente usando muitas redes públicas.

É apenas temporário para verificar se é a causa, e já existe um antivírus embutido que vem pré-instalado.

Mas se eu desinstalar e funcionar, o que acontece então? Porque não vou deixá-lo desinstalado permanentemente :sweat_smile: Gostaria de saber o que causou tudo isso.

Se funcionar, foi por causa do firewall ou/e do filtro web que estavam causando algum problema.

Não recomendo o uso de antivírus de terceiros, mas existem muitas (gratuitas) alternativas ao Avast que você pode usar, não posso recomendar uma específica, então você terá que pesquisar por conta própria.

Desativei todos os escudos web e firewalls e ainda assim não funcionou, então não sei :joy: