Área de Trabalho Remota via VPN. Tenho acesso à LAN via VPN, mas não RDP?

Olá a todos… Estou em uma viagem de negócios e tentando acessar meu sistema de segurança Blue Iris remotamente. Tenho uma VPN e configuração do Home Assistant, e ambos funcionam muito bem. Consigo acessar meu roteador e todos os dispositivos do Home Assistant remotamente… mas estou enfrentando um obstáculo ao tentar usar a Área de Trabalho Remota no servidor Windows (não uma VM) para acessar o feed da câmera de segurança. Estou conectado ao roteador doméstico (servidor OpenVPN) via roteador de viagem (cliente OpenVPN), mas não consigo visualizar os dispositivos da rede. Sim, tenho a descoberta de rede ativada. O erro que estou recebendo do RD é “A Área de Trabalho Remota não consegue encontrar o computador “xxxx”. Isso pode significar que “xxxx” não pertence à rede especificada. Verifique o nome do computador e o domínio ao qual está tentando se conectar.”.

Alguém pode ajudar a apontar na direção certa?

Você está tentando o IP ou “computador.dominio”?

O último requer pesquisas DNS via seu servidor DNS doméstico (e esse servidor precisa conhecer o nome DNS).

Provavelmente é o firewall do Windows bloqueando.

Desligue temporariamente para verificar. E se for esse o caso, crie uma regra para permitir RDP da sua sub-rede VPN.

ISTO! Muito obrigado! Aprecio muito sua ajuda!

resposta encontrada em outro comentário. Eu estava tentando usar o nome do computador ao invés do IP! Obrigado pela sua contribuição!

Tenho um sufixo DNS local que não existe na internet (*.ad.example.com). O Windows resolve isso automaticamente no servidor DNS do VPN.

Também é possível que seja a opção de sufixo DNS específica da conexão fazendo a mágica aqui. Não tenho certeza de como o cliente DNS do Windows escolhe a interface a usar. Mas funciona bem para mim.