Oi,
Vi que há um ano havia um tópico perguntando a mesma coisa, e a resposta oficial foi
No momento, isso não é uma das nossas prioridades, mas conforme continuamos a desenvolver o ProtonVPN, podemos considerar uma extensão de navegador.
https://www.reddit.com/r/ProtonVPN/comments/i8yveo/should_protonvpn_create_a_browser_extension/g1fj67g?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3
Só queria saber se houve alguma mudança ou se já está em andamento.
Quanto ao porquê eu gostaria de ter essa funcionalidade, esses são os três casos de uso:
- Navegar com VPN enquanto o Steam pode baixar em velocidade máxima.
- Navegar de forma privada enquanto o computador está conectado a uma VPN corporativa.
- Usar VPN privada em qualquer computador sem direitos de administrador/sudo/instalação.
Esses três casos reais foram o motivo pelo qual acabei usando outro provedor (aquele com o logotipo da montanha). Eu realmente preferiria usar ProtonVPN, mas esses casos de uso são importantes para mim.
Extensões de navegador são uma abordagem meia-boca para VPNs.
#1 Split tunneling faria o que você quer se você realmente precisasse disso
#2 Você não pode assumir qualquer nível de privacidade ao usar hardware de terceiros, e não deveria estar conectando-se a serviços da empresa no seu hardware. É ruim para você e para eles.
#3 Você não pode assumir qualquer nível de privacidade ao usar hardware de terceiros, e não deveria estar conectando-se a serviços pessoais no hardware deles. É ruim para você e para eles.
Concordo, especialmente agora que a Apple adicionou extensões do Safari até para iPhone e iPad. Seria muito conveniente.
aliás, corrijam-me se estiver errado:
- eles oferecem split tunneling, você está coberto e pode aplicá-lo
- geralmente, para ter uma extensão, é preciso ter um cliente instalado.
empresa VPN explica: um cliente de VPN instalado ou uma conexão Wi-Fi a um ponto de acesso que faz parte da VPN da empresa?
- com um cliente VPN da empresa instalado, você não pode ter outro VPN rodando ao mesmo tempo.
- acessando a VPN da empresa a partir de um ponto de acesso físico, você só pode conectar ao Proton após acessar a rede fornecida pela VPN da empresa e que permite acesso à internet (não se trata de uma intranet da empresa, seja física ou pelo www)
- como mencionado, normalmente uma extensão requer um cliente que pode ser portátil. Talvez seu navegador de trabalho possa bloquear ou limitar a instalação de extensões, ou mantê-las após uma sessão.
Para fazer isso a partir de um navegador sem preocupações de instalação, você precisa:
- uma versão portátil do navegador
- com a extensão desejada instalada
- qual extensão corresponde a um cliente VPN portátil.
Esse nível de portabilidade é bastante difícil de fazer, embora possa ser possível. Uma empresa costumava vender um programa que criava diretórios portáteis que interconectavam e funcionavam corretamente de um pen drive, há mais de 10 anos. Não lembro o nome, mas era um produto excelente.
Um computador com programas “portabilizados” em um pen drive, prontos para iniciar sem direitos de administrador (a menos que sejam detectados e o usuário seja desconectado remotamente ou automaticamente, como aconteceu comigo numa biblioteca universitária em 2005, ao rodar uma versão portátil do MSN Messenger, que acabou fechando minha sessão por motivos de segurança).
Não é uma solução simples e plug-and-play, especialmente em computadores gerenciados por administradores de sistema.
Por fim, seu último pedido representa a ideia de que usuários podem rodar qualquer coisa em computadores de trabalho, o que é pouco desejável por parte dos administradores de sistema, pois implica riscos de segurança.
Imaginando downloads de torrents ou conexões criptografadas, usar VPNs dessa forma pode complicar a gestão e a segurança de rede das empresas.
Tanto que, se sua atividade for maliciosa, a empresa pode tomar ações severas.
Resumindo: a complexidade e os riscos são altos para usuários que querem manipular configurações de VPN em ambientes controlados.
Existe muita coisa para analisar, então tentarei abordar tudo.
- Tenho vários computadores. O onde uso o Steam pode não ser o mesmo onde trabalho.
- O torrent que mencionei porque entendi que você se referia ao risco de rodar torrents usando VPN da empresa.
- Não quis entrar em detalhes pois achei que não fosse necessário, mas o computador é 100% gerenciado por mim, todo seu software instalado por mim e sou o único com acesso a ele, local ou remoto. A empresa forneceu o hardware e me deu controle total.
- A única forma de eles verem o que faço é através do tráfego na rede da VPN da empresa.
- A empresa não me proíbe, apenas prefiro manter minha privacidade, assim como tento manter minha privacidade do Google e de outros atores.
- Como já mencionado, tenho assinatura do Nord e funciona bem com a empresa, além de usar Nord no navegador, sem necessidade de versões portáteis ou VPN gratuitas.
- Meu desejo não é apenas superar a VPN da empresa, mas preferir Proton ou outro VPN confiável ao invés de renovar com Nord.
- Outra situação seria fazer spoof de localização no navegador do computador pessoal, sem roteamento de todas as conexões para um servidor remoto.