Então, basicamente, meu amigo instalou uma VPN (Tailscale na Mac App Store) e recentemente a desinstalou (arrastou o aplicativo para a lixeira. Também eliminei os arquivos desnecessários que ela criou, conforme o site deles). Agora, o endereço MAC usado para se conectar às redes Wi-Fi não é mais o endereço MAC vinculado ao meu hardware. Parece que não é a configuração de Rotação do Endereço Wi-Fi, pois ela está desativada. Existe alguma maneira de voltar ao original?
Endereço Wi-Fi que meu Mac usa para conectar
Endereço Wi-Fi do meu hardware
Edit: o endereço Wi-Fi do meu Mac é outro
Endereço Wi-Fi está errado
É improvável que um cliente VPN altere diretamente o endereço MAC do seu Mac. No entanto, aqui estão algumas razões potenciais e soluções:
VPN criou um Adaptador de Rede Virtual: Muitos clientes VPN criam um adaptador de rede virtual ao se conectar, que tem seu próprio endereço MAC gerado aleatoriamente. Isso é comportamento normal e não afeta o endereço MAC do adaptador WiFi físico. Para reverter ao MAC original:
- Certifique-se de que o cliente VPN esteja totalmente desinstalado e não esteja em execução.
- Redefina as configurações de rede do seu Mac indo em Preferências do Sistema > Rede e clicando no botão “-” menos para remover quaisquer adaptadores virtuais sobrando.
- Reinicie seu Mac.
Seu adaptador WiFi agora deve usar o endereço MAC de hardware original novamente.
Configuração de Endereço MAC Aleatório: macOS possui um recurso de privacidade que pode randomizar o endereço MAC usado para conexões Wi-Fi. Verifique se isso está ativado:
- Vá para Preferências do Sistema > Rede.
- Clique no botão “Avançado” no canto inferior direito.
- Selecione a aba “Wi-Fi”.
- Desmarque a opção “Randomizar Endereço MAC” se estiver ativada.
Isso fará com que volte a usar o endereço MAC de hardware.
Redefinir Interface de Rede: Se o acima não funcionar, você pode tentar redefinir a interface de rede:
- Abra o Terminal.
- Execute sudo ifconfig en0 lladdr substituindo en0 pelo nome da sua interface WiFi, se diferente.
- Digite sua senha de administrador quando solicitado.
Isso redefinirá o endereço MAC para o valor padrão de hardware.
Se nenhuma dessas soluções funcionar, talvez seja necessário contatar o Suporte da Apple como último recurso, pois o endereço MAC é codificado de forma fixa e não deveria mudar inesperadamente.