A opção conexão direta está ativada por padrão e como funciona?

o que o título diz, também para estabelecer uma conexão direta é obrigatório ter 2 dispositivos conectados na mesma rede ou não? Estou oferecendo suporte a um amigo online para aprender cibersegurança e estamos procurando os melhores softwares que podem nos ajudar a trabalhar melhor. Além disso, por alguma razão estranha, durante a sessão do anydesk, eu ou ele ativamos ou desativamos a conexão VPN, a tela congela e a conexão é interrompida.

P.S.

Perguntei essa informação porque no computador dele há informações sensíveis (conta bancária, email, redes sociais) e vivemos em cidades diferentes.

Ela está ativada por padrão, mas funciona apenas se ambos os clientes estiverem na mesma rede: ao invés do ID do Anydesk, você coloca no campo de endereço o IP da máquina.

Você precisará de uma VPN se desejar fazer isso com seu amigo.

Mas mesmo que não use uma VPN e conexão direta, na maioria das vezes a conexão já é ponto a ponto. Os servidores do Anydesk são usados apenas para intermediar a conexão, ela mesma não passa por esses servidores.

E mesmo que passe por esses servidores, nos casos marginais onde todas as técnicas de estouro de NAT e firewalls não funcionam, ela é criptografada de ponta a ponta.

Mas sim, se você não confia no Anydesk, use VPN + VNC ou Rustdesk.

nós dois usamos o mesmo provedor de VPN, mas eu não sabia disso, na verdade sempre entrei com o ID do Anydesk dele ao invés do IP, isso ainda conta como uma conexão direta?

a conexão é P2P? desculpe, mas onde você leu essa informação?

o que você quer dizer com intermediar a conexão?

Também como você sabe que o Anydesk usa E2EE?

Sim, eu estava pensando em usar o Rustdesk, mas acabamos usando o Anydesk.

P.S. desculpe pelo meu inglês ruim, mas essa não é minha língua nativa e obrigado pela sua ajuda! joinha para você +1!

nós dois usamos o mesmo provedor de VPN, mas eu não sabia disso, na verdade sempre entrei com o ID do Anydesk dele ao invés do IP, isso ainda conta como uma conexão direta?

Depende de como sua VPN está configurada. Conectar as redes privadas de dois clientes diferentes não é ativado por padrão, mas pode ser uma opção.

a conexão é P2P? desculpe, mas onde você leu essa informação?

Eles me disseram. E é plausível, já que a queda dos servidores geralmente não afeta conexões estáveis. Vimos isso várias vezes ao longo dos anos: os servidores do Anydesk caíram, conexões ativas continuaram até serem interrompidas do lado do cliente. Sem servidores, sem intermediação de conexão, portanto sem reconexão.

o que você quer dizer com intermediar a conexão?

Os servidores atribuem o ID aos clientes na primeira inicialização.
Depois, eles determinam como atravessar NAT/firewalls.
Eles “dizem” aos clientes como se comunicarem e, assim que estão conectados, os servidores só são necessários se houver alterações de um lado ou do outro.

também, como você sabe que o Anydesk usa E2EE?