A maneira (relativamente não convencional e definitivamente preguiçosa) que aprendi a ler chinês quase fluentemente

Esta é a forma que eu, alguém que nasceu na China, saiu antes de poder ir à escola lá, e cresceu falando mandarim em casa, finalmente aprendeu a ler chinês simplificado. Se você estiver nessa situação, talvez eu possa ajudar. É um lugar frustrante de estar, porque você não precisa nem quer começar como um verdadeiro iniciante, já que consegue falar chinês com alguma fluência, mas suas habilidades de leitura e escrita simplesmente não estão no mesmo nível.

Basicamente, nada do que meus pais tentaram comigo (mandar-me para escola de chinês, forçar-me a aprender chinês nos fins de semana com eles, etc.) funcionou, e quando eu tinha 14 ou 15 anos ainda estava no nível de leitura chinês de 1ª série.

Depois, no ensino médio, comecei a assistir 还珠格格/Pearl Princess, e QUE POVO, por um semestre inteiro eu era VICIADO. O fato é que, eu não comecei com a intenção de aprender chinês—só queria assistir ao programa porque, mesmo que a história seja juvenil na melhor das hipóteses, era muito divertido.

De qualquer forma, enquanto assistia ao programa, comecei a ler subconscientemente todas as legendas em chinês na medida que o programa passava. Porque eu já tinha fluência verbal, eu conseguia entender e acompanhar o programa, e acho que de alguma forma, ver as legendas enquanto o programa rolava, plantou muitos caracteres no meu subconsciente.

Depois de assistir todos os episódios da série original e do remake, passei a assistir outros dramas históricos chineses. 步步惊心 foi um favorito. 宫锁珠帘 também foi muito divertido, embora às vezes um pouco constrangedor. Nesses, os personagens falavam principalmente chinês coloquial, o que ajudou minha compreensão e manteve meu interesse, porque meu nível de chinês na época era apenas coloquial. Lembre-se, isso foi há cerca de 8 anos, e nos últimos anos, os dramas históricos voltados ao cotidiano têm se tornado extremamente populares na China, enquanto antes eram mais sobre visões históricas sérias e secos. Ou seja, se você quiser fazer isso agora, encontrará muitos dramas históricos viciantes para sua consulta. Incluirei uma lista dos que mais gostei abaixo.

A razão pela qual escolhi só dramas históricos foi simplesmente porque tinha interesse em história (e também gostava de coisas ambientadas historicamente), e as histórias eram sempre mais interessantes do que em dramas modernos. Para ser honesto, nunca consegui terminar completamente uma série chinesa ambientada nos tempos modernos, porque em algum momento a história ficava constrangedora e ridícula, e eu perdia completamente o interesse. (Normalmente isso acontecia quando alguém era atropelado por um carro e acordava completamente bem, mas misteriosamente tinha perdido a visão ou a memória.)

Durante alguns anos, eu gastava algum tempo livre a cada poucos meses assistindo aos mais recentes dramas históricos e, magicamente, sem fazer mais nada, na época do meu terceiro ano do ensino médio, consegui me virar bem com romances destinados a estudantes chineses do ensino médio. Foi neste momento que comecei a tentar aprender chinês ativamente. Fiz um ano de chinês na escola, comecei a tentar ler artigos e romances quando tinha tempo, etc. No entanto, isso não é mais tão relevante para este post, porque tenho certeza que este subreddit tem muitos posts sobre a melhor forma de aprimorar o chinês de maneiras tradicionais.

Até agora, após um ano de chinês na escola secundária e mais um semestre na faculdade, aprendo principalmente por conta própria. Minha leitura de chinês (e especialmente minha caligrafia) ainda não está no mesmo nível de um adulto chinês educado, mas estou tentando lentamente chegar lá. Minha leitura é significativamente melhor que minha caligrafia, mas como a maioria da escrita agora é feita em telefones e computadores, posso definitivamente escrever textos e comunicar-me de forma profissional, porque tudo que preciso para escrever eletronicamente é compreensão de leitura.

Recentemente, o que tenho feito para aumentar minha velocidade de leitura é assistir entrevistas e programas em cantonês (que não falo e não consigo entender) e tentar compreender tudo simplesmente lendo as legendas. Como o cantonês às vezes soa vagamente como o mandarim, consigo entender uma ou duas palavras enquanto leio as legendas, e essa pequena questão ajuda como uma muleta. Consigo assistir a um programa em cantonês e entender cerca de 80% apenas lendo as legendas em velocidade normal, então ainda há espaço para melhorias, mas considerando que nunca participei de um programa sistemático de aprendizado de chinês, diria que cheguei longe. Enfim, espero ter sido útil.

TL;DR: Se você consegue falar/entender mandarim com relativa fluência, mas não consegue ler ou escrever, comece assistindo programas de TV chineses que você gosta (eu gosto de históricos) e fique de olho nas legendas. Eu consegui aumentar significativamente minha habilidade de leitura simplesmente assistindo muitos programas dessa forma.

Lista de programas que gostei classificados por complexidade linguística:

Muitos deles podem ser encontrados no YouTube, Viki, ou sites chineses como Letv ou Youku. Desative as legendas em inglês, obviamente. Se certos vídeos não puderem ser reproduzidos por causa de “razões de direitos autorais”, use uma VPN e mude sua localização para o Reino Unido (para o YouTube) ou China (para os sites chineses). Deve funcionar.

(ALIÁS, se você for comentar sobre o quão incrivelmente muitos programas isso é, então 1) eu não assisti a todos os episódios de todos eles. Geralmente pulei partes do meio ou assista os episódios de forma rápida se ficarem chatos ou ridículos; e 2)… sim, é quase um problema)

还珠格格

宫锁连城

步步惊心

陆贞传奇

金玉良缘

轩辕剑之天之痕

太子妃升职记

星月传奇/大漠谣 (Este realmente me fez chorar)

兰陵王

美人心计

大汉贤后卫子夫

凤囚凰

知否知否应是绿肥红瘦 (Este começa devagar, mas fica FANTÁSTICO quando os dois personagens principais se casam)

独孤天下

孤芳不自赏

狼牙榜 (Já assisti a esse programa mais vezes do que posso contar)

甄嬛传 (Fiquei acordado a noite toda e na manhã seguinte para terminar de assistir)

大军师司马懿之军师联盟