1.1.1.1 não funciona na minha Wi-Fi universitária

Não entendo muito de DNS, VPN e tudo mais. Sou apenas um estudante universitário e, claro, nossa universidade tem uma Wi-Fi que é bem boa… mas o problema é que eles têm muitas restrições. Então, a maioria de nós estudantes tem o Cloudflare 1.1.1.1 porque sem isso não conseguimos nem abrir Steam ou outras coisas assim. Até a navegação tem muitas restrições. Não consigo nem ler alguns conteúdos relacionados aos meus estudos. Recentemente comecei a jogar Valorant, então também não consigo jogar sem o 1.1.1.1. Agora, o problema começa:

Vê, recentemente nossa universidade aparentemente baniu o Cloudflare 1.1.1.1, então não conseguimos mais nos conectar a ele. Ele tenta conectar e depois mostra que está desconectado. Isso se repete cerca de 15-20 vezes antes de finalmente conectar, e isso leva cerca de 5 minutos, às vezes nem conecta. Então, estava tentando encontrar uma solução para isso. Se alguém puder dar alguma sugestão ou alternativas para 1.1.1.1 ou algum novo VPN, seria muito útil.

Se eles estão bloqueando o Cloudflare, podem estar bloqueando todo o tráfego DNS regular (para fazer você usar o DNS deles, o que provavelmente faz parte da política de restrições).

Assumo que, pelo seu post, você está tentando conectar usando o DNS padrão 53/udp? Pode configurar seu host/aplicativo/navegador para usar um servidor de DNS-over-HTTPS? Isso é mais difícil de bloquear.

Esses sites são bloqueados por uma política ou código de conduta? Se sim, eu não tentaria contornar essas regras.

Pessoalmente, eu sugeriria o quad9 ou o NextDNS.
Confira esta lista:
https://www.techradar.com/news/best-dns-server

Provavelmente eles estão bloqueando resolvers DNS externos porque estão tentando implementar um firewall DNS. Fazendo você usar o resolver deles, eles podem falhar consultas de domínios que querem bloquear.

Você pode descobrir que todo o tráfego de saída na porta 53 está bloqueado, não apenas o Cloudflare.

Uhm, não é um problema de DNS. Você tem problemas com firewalls ou redes, ou algo assim.

E eu quero saber que tipo de Universidade é essa tão restritiva ao acessar a Internet? Quero dizer, vocês não estão na infância… nem mesmo no ensino médio. Uhm, … nome e o mesmo? :wink:

E talvez você consiga contornar essas limitações, por exemplo, usando VPN, DoH, DoT, etc.

Não entendo metade das coisas que vocês estão dizendo… mas obrigado, já resolvi o problema. Apenas mudei para um DNS diferente… de qualquer forma, obrigado pela atenção.

Não, não, eles simplesmente não querem que visitamos alguns sites NSFW e tudo mais. Nada de política ou algo assim.

Sim, acho que é isso que está acontecendo.

Eu usaria seu próprio serviço recursivo de DNS, como o Pi-hole ou dnsmasq.

universidade, eu faria o mesmo. Na minha atual experiência

Ambientes bem diferentes. O empregador, o objetivo principal, geralmente é o melhor para o empregador (por exemplo, ganhar dinheiro de forma razoável e apropriada). Universidade, geralmente trata-se de adultos que são ou devem ser bastante responsáveis, pesquisadores, professores, etc., e principalmente focada em ensinar, aprender, pesquisar, etc. Então, normalmente, a Universidade será muito mais aberta ao acesso à Internet, e com acesso relativamente sem restrições, comparado, por exemplo, a um empregador típico. Cada um existe, e normalmente faz uso do acesso à Internet, mas com objetivos e finalidades muito diferentes.

Bem, há restrições, mas na maior parte do tempo funciona bem. Como no meu tempo livre, gosto de assistir animes, mas você vê, a maioria dos sites onde assisto anime estão bloqueados. Outro exemplo é se quero baixar um jogo, por exemplo, de um site pirata, claro, esse site seria bloqueado. Mas se quero assistir a algo no YouTube ou em algum site educativo like GitHub ou GeeksforGeeks ou até Khan Academy, funciona bem. Acho que nossa universidade quer principalmente que estudemos e não nos envolvamos nesses jogos, filmes e tudo mais.